Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

24 de janeiro de 2017

Entenda o processo de elegibilidade

Confira o explicativo do que é e como funciona o sistema de Elegibilidade das Ligas Universitárias americanas.


Para estar apto a jogar por uma faculdade nos EUA, o jovem aluno passa por diversas etapas de um processo de liberação, incluindo testes, provas, entrega de documentos, entrevistas, e etc.
Um desses processos, talvez um dos mais importantes, é de pouco conhecimento da maioria dos jovens que eventualmente terão que passar por ele. Confira abaixo um resumo explicativo do que é e como funciona o sistema de Elegibilidade das Ligas Universitárias americanas.

15622164_1466400700045011_6011199206136211200_n

O que significa?

Estar elegível, por definição, significa estar apto a concorrer ou participar de algo. Basicamente um estudante-atleta de uma universidade americana tem que ter seu histórico tanto acadêmico quanto esportivo respeitando uma série de regras impostas pelas Ligas para que seja considerado alguém apto a jogar o esporte universitário. Os Centros de Elegibilidade das Ligas NAIA e NCAA contam com profissionais que analisarão caso a caso e determinarão a elegibilidade dos atletas com base em seus registros acadêmicos e informações adicionais.

Mas por que isso?

O esporte universitário é considerado amador, local onde os atletas desenvolvem suas técnicas e habilidades a fim de virem a competir num possível breve futuro de forma profissional. O processo de elegibilidade ajuda a proteger e nivelar os atletas todos em uma mesma ou parecida escala, negando a participação daqueles que já estão um passo à frente na carreira profissional de atleta. Todo estudante-atleta é um estudante em primeiro lugar, portanto esse processo ajuda também os jovens a se manterem com notas boas e focado nos estudos. É uma forma justa e eficiente que as Ligas encontraram de fazer do meio esportivo universitário cada vez mais competitivo.

Como acontece o processo?

O aluno que possui uma oferta de bolsa de alguma universidade americana deve se inscrever online nos processos de elegibilidade nos diferentes sites das diferentes Ligas (NAIA, NCAA DI, NCAA DII, NCAA DIII) e estar pronto para enviar os documentos necessários e responder com honestidade as perguntas elaboradas pelas organizações. Após passar por uma bateria de perguntas e respostas e envio de documentos e transcrições, os comitês de direção das Ligas analisam cada caso com calma e separadamente, e retornam em algumas semanas com uma resposta, positiva ou negativa, sobre a liberação do jovem para a prática do esporte universitário.

Principais regras

O jovem atleta não pode ter assinado um contrato para jogar profissionalmente em nenhum momento de sua carreira. Ter jogado em categorias de base no Brasil, por exemplo, não conta como experiência profissional, mas cada caso é avaliado separadamente pelos comitês de cada uma das Ligas.

O atleta também tem que atingir uma nota mínima em cada uma das provas requeridas pelas Ligas (SAT, ACT e o TOEFL somente para alunos estrangeiros). Os alunos têm também que manter um GPA de no mínimo 2.0 durante todos seus anos de carreira universitária. O aluno é obrigado a ter completado o Ensino Médio e será requisitado que envie as transcrições das suas notas durante o mesmo.

Sobre a idade

Não há uma regra específica falando sobre o limite de idade para se tornar um atleta universitário. Nas Ligas NCAA DI e DII, no entanto, existe uma regra conhecida como o “relógio após o Ensino Médio”. Basicamente todo jovem aluno tem um relógio imaginário que começa a contar os anos de elegibilidade após um ano de formados no Ensino Médio. O processo de elegibilidade te dá um máximo de cinco anos para jogar o esporte universitário, portanto se um aluno termina o ensino médio aos 18 anos, ele terá um ano teoricamente de folga, e com 19 seu relógio começa a contagem regressiva.

Ele tem que estar jogando o seu último ano de College com no máximo 24 anos. Se ele, ao terminar o Ensino Médio com 18 anos, tirar 3 anos de folga para trabalhar ou fazer qualquer outro tipo de atividade, e ingressar na liga aos 21, o relógio já estará ativo, fazendo uma contagem de forma regressiva desde os seus 19. Ou seja, esse aluno, tendo que jogar seu último ano aos 24, ganhará somente 3 anos de elegibilidade, e assim por diante. Uma outra regra que se aplica às duas principais divisões da NCAA é que o relógio de qualquer atleta começa a contar em seus 21 anos, ou seja, nenhum atleta pode jogar seu último ano com mais de 26 anos. A liga NAIA, no entanto, não possui nenhuma regra em relação à idade.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.