Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

23 de janeiro de 2017

Porque há bem mais estudantes-atletas brasileiros jogando na NAIA do que na NCAA.

A NCAA é a liga mais importante, que conta com investimentos e contratos milionários de TV e patrocinadores, e que tem os seus jogos todos superlotados e transmitidos pelos principais canais de TV dos Estados Unidos.


2
O esporte universitário americano conta com duas grandes ligas, nas quais universidades do país inteiro competem entre si. Duas delas são: A NCAA e a NAIA.
A NCAA é a liga mais importante, que conta com investimentos e contratos milionários de TV e patrocinadores, e que tem os seus jogos todos superlotados e transmitidos pelos principais canais de TV dos Estados Unidos.

Já a NAIA, é a segunda liga mais importante, é a que conta com o maior número de brasileiros atuando no futebol. O motivo da NAIA ser geralmente o destino mais comum de brasileiros é porque a liga conta com menores restrições e regras para estudantes-atletas internacionais.
Os requisitos para ser aceito numa universidade da NAIA também são bem menos rigorosos do que os de uma universidade que jogue a NCAA.

Parte acadêmica

O principal exemplo dessa diferença é a parte acadêmica. Uma universidade NCAA tem padrões de aceitação altíssimos, inclusive para americanos. Para ser aceito numa universidade NCAA, por exemplo, a nota do TOEFL de um brasileiro precisa ser altíssima, em torno de 80 ou 90. Já na NAIA, na maioria das universidades, com uma nota acima de 60 o atleta já pode ser aceito. O GPA mínimo para estar elegível e jogar numa NAIA é 2.0, enquanto que numa NCAA Division I o mínimo requerido é 2.5. E, enquanto na NCAA o estudante-atleta é obrigado a pegar no mínimo 15 créditos por semestre para estar apto a jogar, na NAIA com 12 créditos por semestre o atleta está elegível para disputar a temporada.

Parte esportiva

O futebol jogado nas duas ligas também varia bastante. Na NAIA, por sempre contar com bastante brasileiros e estrangeiros em geral, o jogo é mais técnico, mais bonito de se ver, de posse de bola, como estamos acostumados a ver no Brasil e em muitos países da Europa.
Já na NCAA, o jogo é muito mais físico, de contato, bolas longas e alçadas na área, onde muitas vezes o jogador alto e forte prevalece ao técnico e habilidoso. Esse é outro motivo que faz com que jogadores brasileiros sempre optem pela NAIA. Assim como os treinadores, que na NCAA preferem assinar com americanos, atléticos, de vigor físico, em detrimento da parte técnica.

Diferença nos treinamentos

Por contar com esse futebol muito físico, de força, contato e correria, os treinamentos de uma universidade que joga a NCAA é muito voltado pra parte física. Há muitas universidades NCAA que durante o “Spring” (segundo semestre do ano letivo em que o futebol não está em temporada) quase não treinam com bola. São corridas e mais corridas longas todos os dias e treinamentos pesados em academias, algo que o jogador brasileiro também não está acostumado e não aceita muito bem. Já na NAIA, os treinos são mais parecidos com o que temos no futebol brasileiro. Muita parte técnica, tática e bola o tempo todo. A Southeastern University, por exemplo, faculdade que joga NAIA, tem todos os seus treinos do “Spring” realizados com bola, e até a parte física é integrada a algum exercício técnico.

NCAA x NAIA

Na hora de escolher em qual universidade jogar, o estudante-atleta brasileiro leva em consideração todos os pontos acima citados e, na maioria das vezes, acaba por escolher uma universidade da NAIA. Não que seja melhor ou pior do que uma NCAA, mas fato é que a adaptação a uma universidade NAIA é sempre mais fácil para o atleta brazuca.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.