Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

4 de maio de 2017

Educação em primeiro lugar

Estudante-atleta fala sobre a importância de conciliar o futebol com os estudos.


Estudante-atleta da Next Academy São Paulo, Vinícius Matheus Santos de Souza, de apenas 21 anos, dispõem de uma sabedoria invejável. O jogador, que já é formado em Educação Física (licenciatura), desistiu de oportunidades de se profissionalizar no Brasil para continuar na Next Academy e investir em sua educação. Segundo Vinícius Matheus, a corrupção que existe por trás de alguns clubes brasileiros foi um dos motivos para que ele tomasse esta decisão:

 “Eu vi muitos amigos meus irem para categorias Sub-20 de clubes e chegava um determinado momento em que mandavam eles irem embora, porque eles não tinham 7 mil reais para se profissionalizarem. Quer dizer, o cara está treinando, está criando expectativa, às vezes até deixou de trabalhar para ganhar aquele salário pouco, não chegando às vezes nem a mil reais, e do nada chegam para ele e falam que precisam de dinheiro, ele diz que não tem e é mandado embora”, fala com indignação o jogador.

Vinícius Matheus Santos de Souza 2

O receio da corrupção no meio do futebol profissional fez com que Vinícius Matheus duvidasse até mesmo da Next Academy antes de conhecer de fato o projeto. O estudante-atleta já conhecia a academia pela Internet, mas somente após conquistar sua independência financeira decidiu fazer parte. Hoje, o jogador, que também trabalha como salva-vidas, não se arrepende e recomenda a academia para todos que conhece:

“A experiência até agora é só de coisa boa, só elogio, não só meu, mas também de todo mundo que me encontra na rua e já pergunta como é a empresa, diz que viu minhas fotos jogando, pergunta se virei profissional. É uma coisa muito gratificante para o sonho de todo moleque que quer ser jogador, chegar o mais longe possível com essa carreira. Então, não só a parte de estrutura, de atendimento, mas também a parte de jogar mesmo, de campeonatos, das coisas que a Next te proporciona, eu só tenho elogios”, diz.

Vinícius Matheus Santos de Souza 3

Agora, o principal objetivo de Vinícius Matheus é cursar o bacharelado em Educação Física nos Estados Unidos, além de conseguir jogar profissionalmente em um clube americano. O estudante-atleta, que se define como alguém humilde e “brincalhão”, fala sério quando o assunto é o seu futuro profissional e dá uma dica fundamental para aqueles que pretendem seguir o mesmo caminho:

“O que eu posso dizer para os meninos mais jovens, mesmo quem está beirando os 20 anos como eu, é que eles não podem desistir. Se eles realmente querem jogar futebol, querem estudar, querem ter o sucesso na vida, ter esse reconhecimento todo, eles precisam ir atrás e lembrar sempre que a palavra desistir foi inventada por alguém que fracassou. O impossível foi alguém que fracassou e disse que não dava para fazer. Não dava, porque ele não conseguiu, isso não significa que você ou eu não possamos também. Pode conseguir sim. Eu indico muito entrar na Next, porque é uma empresa que incentiva você a estudar e jogar futebol. Essas duas coisas não podem ser separadas. Diferente daqui do Brasil, lá nos Estados Unidos você precisa estudar e jogar. É interessante essa parte. Aqui no Brasil eles induzem você a parar de estudar para jogar futebol e isso não pode acontecer. Tem que ter algum jeito de conciliar, para formar um estudante-atleta, para formar alguém que tem caráter. Então, para quem tem o sonho de jogar futebol, o meu conselho é que não largue os estudos, de forma alguma, porque sempre tem que ter um plano B. Então, se você não conseguir chegar ao profissional para jogar futebol, pelo menos você já tem um estudo que vai te dar uma profissão legal. Você constrói o seu futuro, então, depende de você ir atrás dos seus sonhos”, fala o jogador.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.