Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

2 de maio de 2016

Dicas para estudantes-atletas sobreviverem ao frio nos EUA

Confira abaixo dicas essenciais para o estudante-atleta brasileiro enfrentar o frio nos EUA da melhor maneira possível dentro e fora dos gramados.


Os Estados Unidos são um país territorialmente tão grande quanto o Brasil, e uma das principais consequências desse fator geográfico é a enorme variação do clima e da temperatura.

Embora no Brasil também tenhamos essa variação em diferentes partes do nosso território, o clima brasileiro é predominantemente tropical e, tirando algumas poucas cidades da Região Sul, é muito improvável que as pessoas que aqui vivem passem por situações em que o frio represente uma dificuldade no dia a dia.

Já nos EUA, muitas das mais belas e famosas cidades, como Nova Iorque, Chicago e Filadélfia, fazem parte de regiões em que o frio é uma das principais dificuldades enfrentadas por seus habitantes. Para o estudante brasileiro que cresceu e viveu grande parte da sua vida sem passar por tal experiência, a situação é ainda mais agravante, e alguns, por vezes, desistem do sonho após pouco tempo lidando com tal adversidade.

(Reprodução: www.extra.globo.com/).
Jogos no frio exigem cuidados especiais. Luvas e calças térmicas devem ser itens indispensáveis para os atletas. (Reprodução: www.extra.globo.com/).

Peças de roupas e outros equipamentos

Não é por ser  norte-americano acostumado ao clima dos estados mais ao norte que o frio nos EUA se torna algo imperceptível, principalmente durante as partidas de futebol. O frio nos EUA é o mesmo para todos. O atleta que cresce acostumado com jogos em baixa temperatura deve muito essa adaptação ao fato de as companhias esportivas americanas desenvolverem, ao longo dos anos, produtos que auxiliam, de forma pontual, na prática do futebol debaixo de um clima congelante.

As peças de roupa mais comuns e indispensáveis em qualquer guarda-roupa de um atleta que convive com o frio são as camisas e calças térmicas, luvas e protetores térmicos de pescoço. Sem esses três itens, o atleta não sai nem de casa. Um cuidado importante: obviamente, o atleta não pode perder mobilidade ou ficar mais pesado por conta das roupas que ele estará usando sob o seu uniforme. Portanto, é essencial que a aquisição dos produtos seja feita em lojas especializadas. Algumas faculdades, no entanto, bancam e colocam à disposição de seus atletas todo o material necessário para o jogo sob baixa temperatura, o que é uma preocupação a menos para os atletas.

Dependendo do nível e da intensidade do frio nos EUA, luvas não são suficientes para o constante aquecimento das mãos, uma das partes mais sensíveis do corpo. Por isso foram desenvolvidas bolsas térmicas para o aquecimento delas. Esses produtos são nada mais que pequenos pacotes com geradores de calor que devem ser segurados pelos atletas na palma da mão (por baixo das luvas), a fim de que, mesmo que uma possível corrente de frio “invada” a proteção fornecida pelas luvas, as mãos estejam sob constante temperatura de aquecimento, impedindo a sensação da temperatura gelada.

Cuidado especial com os pés

Todos sabem que os pés são o principal instrumento de trabalho dos jogadores de futebol. Todo o cuidado é pouco na hora de mantê-los saudáveis. Os pés, assim como as mãos, são membros altamente suscetíveis à sensação de dor. No caso do futebol, podem, por vezes, até tornar inviável a sua prática, por hipotermia.

A medida mais simples e mais usada para o aquecimento dos pés durante partidas sob frio extremo é o uso de meias térmicas específicas a prática de esportes. Quando se está chovendo, porém, nem as melhores do mercado impossibilitam o contato da água congelante com os pés. Nesse caso, o tipo de chuteira usada é a solução para o problema. Algumas marcas vêm desenvolvendo modelos impermeáveis capazes de reter toda a água na parte externa, mantendo os pés secos, prontos para a prática do jogo em alto nível.

Cuidados antes e após os jogos são essenciais para ter que o futebol seja produtivo, mesmo em temperaturas baixas. (Reprodução: www.esporte.uol.com.br/)
Cuidados antes e após os jogos são essenciais para ter que o futebol seja produtivo, mesmo em temperaturas baixas. (Reprodução: www.esporte.uol.com.br/)

Medidas pós-treino e jogo

Após as partidas, algumas medidas são de extrema importância para evitar lesões. Em primeiro lugar, nunca entre em um banho quente logo após deixar o campo congelante. O comum é o atleta querer se esquentar de uma vez e ligar o chuveiro mesmo com a temperatura do corpo ainda muito baixa, o que pode causar um choque térmico – e até queimaduras.

O ideal e indicado pelos profissionais da área de saúde é começar o banho com água fria/fresca, para só depois de uns minutos trocar para água morna. Outra situação muito importante é a retirada das chuteiras após as partidas. Dependendo do nível do frio, os pés, quase que congelados, ficam duros, e até roxos.

Importante: tentar remover as chuteiras de uma vez só logo após a partida pode causar até a quebra de um osso. Nesse caso, deve-se antes aquecer os pés por fora das chuteiras até voltar a sentir totalmente a sensação motora, para então retirá-las.

Beber sucos que contém a Vitamina C ajuda na proteção contra o frio. (Reprodução: www.redequallyhortifruti.com.br/)
Beber sucos que contém a Vitamina C ajuda na proteção contra o frio. (Reprodução: www.redequallyhortifruti.com.br/)

Cuidados no dia a dia 

Alguns cuidados fora dos gramados também são muito importantes para se manter protegido do frio. Secar sempre os cabelos, principalmente as mulheres ou homens que os mantêm longos, antes de sair no frio congelante; ter sempre loções para uso nas mãos e no corpo; e beber sempre líquidos que contêm vitamina C, como suco de laranja.

Esses pequenos cuidados, que mais parecem conselhos de avó e que não afetam tanto a vida dos brasileiros diretamente, em um país com clima predominantemente frio, são essenciais para o bem-estar e a saúde, principalmente para aqueles que levam uma vida de atleta.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.