Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

27 de abril de 2016

6 dicas de alimentação para um atleta universitário

Confira agora as principais dicas de alimentação para um futuro estudante-atleta universitário e veja como se preparar e ter ainda mais energia antes e após os jogos.


Para ter sucesso em sua vida pessoal e na carreira profissional, o estudante atleta deve, antes de qualquer coisa, cuidar muito bem de sua saúde. Para falar um pouco sobre o assunto, fizemos uma entrevista com o treinador de fortalecimento e preparo físico da Southeastern University, Owen McCarthy, e ele pontuou 6 principais dicas de alimentação para um atleta universitário.

alimentação para um atleta - dicas
Frutas e vegetais possuem a maioria das vitaminas que nosso corpo precisa. (Reprodução: www.adrianoniz.com/)

1 – Faça várias refeições por dia

O mito de que a forma correta de alimentação deve ser dividida entre as três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar – caiu por terra. Nutricionistas amparados por pesquisas do mais alto gabarito chegaram à conclusão de que se alimentar mais vezes e com menor quantidade de comida em cada refeição é o ideal para o nosso corpo.

Essa regra é ainda mais importante quando se trata de atletas profissionais. Manter o metabolismo acelerado, ganhar o nível suficiente de vitaminas que o corpo necessita durante as 24 horas e ter uma melhor digestão entre as atividades físicas são alguns dos principais fatores que levam os clubes de futebol a adotarem hoje esta medida como algo imprescindível para o sucesso dos seus jogadores.

2 – Limite o consumo de açúcares e alimentos processados

O consumo em excesso de açúcar e alimentos processados por atletas de alta performance tem dois grandes lados negativos: a construção e o acúmulo de gorduras extras e a desidratação do corpo. Lembre-se de que a dica aqui é diminuir, e não cortar totalmente o consumo de açúcar. Glicose é uma fonte primária de energia muito importante para o nosso organismo.

alimentação para um atleta - dicas
Fazer várias refeições por dia não faz mal. O importante é fazer refeições balanceadas e com a quantidade correta. (Reprodução: www.globoesporte.globo.com/).

3 – Coma frutas e vegetais ao longo do dia em cada refeição

Algumas das principais vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa para manter-se saudável são encontradas em grande quantidade nas frutas e vegetais. Esse tipo de alimento também fornece nutrientes para o desenvolvimento dos músculos, que são, obviamente, de extrema importância para a prática de esportes. São ainda leves e absolutamente saudáveis, com ausência de qualquer tipo de gordura, perfeitos para a rápida digestão e para a manutenção do corpo em forma.

4 – Beba mais água e corte bebidas calóricas

Atletas de alto nível perdem uma quantidade absurda de água através do suor. A hidratação de forma exagerada não apenas não faz mal como também é superindicada pelos profissionais de nutrição. Beber bastante água ajuda na circulação do sangue e evita a fatiga muscular. Além disso, auxilia, em forma de força e energia, na transferência do que comemos para os músculos.

5 –  Consumir proteína magra em cada refeição

O consumo de proteína pode ser resumido na construção dos músculos do corpo humano. É indicado, se possível, que seja ingerido em todas as refeições, principalmente, logo após as atividades físicas. Enquanto descansamos, o corpo trabalha no desenvolvimento de tudo o que foi produzido durante as atividades físicas. A proteína é o principal tipo de nutriente requerido durante esse processo.

Carnes em geral como bife, peixe e frango são os principais alimentos ricos em proteína. Muitos atletas consomem também barras de cereal e shakes específicos feitos basicamente de proteína, para complementarem as refeições, o que é também superindicado.

alimentação para um atleta - dicas
Por queimar uma grande quantidade de calorias, o atleta precisa comer massas e outros carboidratos para a energia ficar em dia. (Reprodução: www.gazetadeuberlandia.com.br/).

6 – Consumir alimentos ricos em carboidrato, tais como batatas, massas e arroz.

Os carboidratos são os responsáveis por prover a energia de que nosso corpo necessita para a performance de atividades físicas. É aconselhável o consumo sempre antes de cada treino. Os carboidratos consumidos em excesso podem se acumular no nosso organismo, que o transforma em gordura. Por isso muito se ouve falar sobre evitar o consumo de tal nutriente quando em processo de emagrecimento. Essa dica faz sentido para pessoas “normais” que se exercitam de forma relativamente moderada.

Atletas de alto nível queimam tanta caloria que, pelo contrário, são indicados a estarem sempre consumindo uma grande quantidade de carboidratos. Outra regra da nutrição que não deve ser aplicada aos atletas de alta performance é o não consumo de carboidrato após as 18 horas.

Todo carboidrato consumido durante a noite servirá de energia para a prática da atividade física no dia seguinte. O corpo de um atleta em meio a uma temporada transformará todo o carboidrato que entra, não guardando nada no organismo que possa vir a se transformar em gordura. Outra importante função dos carboidratos é a recuperação e a restauração do nível de glicose.

Fonte:
Owen McCarthy
Treinador de fortalecimento e preparo físico na Southeastern University
Assistente técnico do clube de futebol profissional Tampa Bay Rowdies
Consultor de alta performance do futebol

Bacharel em Cinesiologia
Pós-graduado em Performance Atlética

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas