Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

20 de junho de 2016

Curso em uma faculdade nos EUA: Dicas e pontos

Veja alguns prós, contras e dicas das melhores carreiras para se escolher estudando em uma faculdade nos EUA.


Na hora de escolher o curso em que deseja se formar em uma faculdade nos EUA, o estudante-atleta deve ter em mente que, por estar em um país diferente, muitas regras de estudos e formas de trabalho e carreiras funcionam diferentemente das do Brasil, e podem, por vezes, atrapalhar o futuro dos que têm pouco conhecimento no assunto.

faculdade nos EUA - dicas
Fazer uma graduação nos EUA é o sonho de todo estudante-atleta. Mas qual curso fazer? Existem dicas quando a hora da escolha chegar? Confira agora na matéria. (Reprodução: www.mapaei.com.br/)

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Existem alguns cursos específicos dentro do sistema acadêmico norte-americano que requerem uma forma de graduação totalmente diferente dos demais. São eles: Medicina, Odontologia, Direito e Veterinária. De pós-graduação (graduate), devem seguir uma primeira formação nos cursos undergraduate, que nada mais são que cursos de graduação normal, com quatro anos de duração. Um aluno que busca a carreira de médico, por exemplo, terá que se formar em um curso undergraduate qualquer, como Inglês, Matemática, Engenharia etc., para então, após os quatro anos de faculdade, ingressar em um curso de pós-graduação, no qual ele irá declarar a escolha pelo curso de Medicina.

Uma dica dada pelos advisors das universidades é que sua formação nesses quatro primeiros anos seja em algo mais próximo e similar possível à sua futura opção de pós. Um futuro médico, por exemplo, se formaria em biologia ou química, enquanto um futuro estudante de Direito optaria por algo como Criminal Law (leis criminais), Economia ou até Filosofia.

Lembrando que a escolha de um curso em uma faculdade nos EUA, que em nada tenha a ver com seu curso de pós não atrapalhará, em regra, na hora da transição. A dica de escolha por algo similar é simplesmente por uma questão óbvia de benefícios, como cortar matérias que possam vir a ser as mesmas, ou ainda a formação de uma base razoável de conhecimento em algo que será estudado a fundo mais para frente.

CURSOS SEM VALIDADE EM OUTROS PAÍSES

Muitos cursos dados em universidades americanas precisam passar por um processo de revalidação do diploma quando o aluno em questão é estrangeiro e quer voltar ao seu país de origem para arranjar um trabalho. Alguns desses cursos, porém, em alguns países não podem ser validados. Na relação Brasil-Estados Unidos, diplomas de cursos de Direito e Medicina conquistados em terras norte-americanas não têm valor algum em nosso país. Isso porque a forma como são estruturadas essas duas carreiras são totalmente diferentes de um país para o outro.

No caso do curso de Direito, por exemplo, a óbvia diferença das leis e constituições impede que seja formulado um plano de estudo uniforme e homogêneo entre Brasil e EUA. O aluno estrangeiro pode – e deve – escolher um desses dois cursos, se o seu sonho for ser um cirurgião ou juiz, mas não pode se esquecer do fato de que só estará apto a trabalhar nos EUA, além de que uma possível falta de oportunidade ou qualquer outro imprevisto pode jogar por água abaixo anos de dedicação aos estudos.

faculdade nos EUA - dicas
Aprimorar idiomas é fundamental para a adaptação nos EUA. (Reprodução: www.parkidiomas.com.br/).

O DOMÍNIO DE IDIOMAS

Uma dica muito interessante para os alunos brasileiros que buscam a sua formação de terceiro grau em uma faculdade nos EUA é o foco e aprimoramento em idiomas. O americano é conhecidamente um povo com dificuldades em falar línguas que não sejam o inglês. Por ser um aluno estrangeiro, o brasileiro já chama a atenção e sai na frente da concorrência ao se formar em uma universidade com fluência em, pelo menos – e obrigatoriamente –, dois idiomas. No mundo globalizado em que vivemos hoje, e dada a estreita relação dos EUA com países da América Latina, incluindo o Brasil, o que não falta são oportunidades de trabalho para aqueles que possuem a capacidade de se comunicar não somente em inglês.

O brasileiro em geral, pela similaridade das línguas, já tem uma maior facilidade para aprender espanhol. Todo e qualquer aluno universitário americano deve completar duas matérias na parte de línguas estrangeiras. A dica aqui é que o estudante brasileiro aproveite esta oportunidade e, já que terá que aprender uma nova língua durante dois semestres, foque no aprendizado de um espanhol impecável. O espanhol é a língua oficial em nada menos que 20 países da América Latina. Um profissional capaz de se comunicar nos três idiomas que interligam todo um continente, com certeza, independentemente da área em que escolha trabalhar, estará caminhando a passos largos à frente da concorrência.

MERCADO DE TRABALHO

É muito importante ter em mente também que o mercado de trabalho nos EUA é diferente do que encontramos no Brasil. Não que seja melhor ou pior, mas simplesmente os países são diferentes e muitas carreiras podem não ser como pensamos ou estamos acostumados dentro da nossa sociedade. Quando se escolhe uma carreira ou profissão, o foco do pensamento deve ser a longo prazo. Em vez de pensar “que matérias estarei pegando para me formar no curso tal”, o aluno deve se questionar “que tipo de trabalho realizarei e fará parte da minha rotina para o resto da minha vida?”.

Esse pensamento simples, mas muitas vezes ignorado, é essencial na hora de se escolher o curso em uma faculdade dos EUA. É sempre uma pesquisa, seja na Internet ou, melhor ainda, conversando com profissionais experientes dos mais diversos ramos para conhecer e entender o que é como eles realizam dentro de suas respectivas profissões. Uma simples ideia ou análise de rotina pode mudar completamente a cabeça do estudante, que em um primeiro momento via a carreira em que sonhava seguir de uma forma que não é realista em outro país que não o seu.

Fonte:
http://www.estudarfora.org.br
http://www.study.com

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.