Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

22 de junho de 2016

4 dicas para melhorar o inglês em uma faculdade dos EUA

Estudar em uma faculdade dos EUA é o sonho de todo estudante-atleta. Confira abaixo algumas dicas para uma melhor evolução e bom desempenho no início da jornada em uma universidade americana.


Os primeiros meses em uma faculdade nos EUA não são fáceis para nenhum estudante estrangeiro. Por mais que alguns alunos brasileiros tenham um nível de inglês um pouco mais avançado que a grande maioria, o primeiro semestre tendo que acompanhar aulas e palestras em inglês é difícil para todo mundo.

faculdade - dicas
Fazer uma faculdade nos Estados Unidos é o que todo estudante-atleta deseja, mas o inglês muitas vezes é um obstáculo. Veja agora algumas dicas que irão te ajudar na adaptação com a nova língua. (Reprodução: www.listame.com.br/).

AMIZADES

A primeira e talvez mais importante forma de evolução no inglês do estudante internacional é o círculo de amizades criado logo ao chegar à nova universidade. As aulas e os treinos dos estudantes-atletas somam apenas uma pequena porção dos seus respectivos dias, e é no contato com os outros que a proficiência no idioma vai encontrar seu maior avanço.

Ao se relacionar diretamente com amigos que têm como primeiro idioma o inglês, o estudante brasileiro não só estará praticando o seu inglês de forma mais regular durante a sua rotina, como também terá pessoas próximas dispostas a corrigi-lo e também a ensinar e explicar a ele com paciência, vocabulários, frases e expressões da língua inglesa algo que é mais difícil de se obter dentro de uma sala de aula.

Outra dica importante é que o estudante brasileiro evite passar seu tempo livre somente com seus compatriotas. Muitas vezes acontece de o jovem não querer sair da zona de conforto da língua portuguesa, o que pode gerar uma falta da prática do inglês e, como consequência, um desenvolvimento mais lento.

faculdade - dicas
Fazer amizade com norte-americanos irá ajudá-lo a aprender mais rápido. (Reprodução: www.youvisit.com/).

OS DIFERENTES SOTAQUES

Seguindo na linha do desenvolvimento do inglês através das conexões e amizades, há algo que poucos lugares no mundo, além de uma universidade nos EUA, podem proporcionar: o contato ao mesmo tempo e em um mesmo local, com dezenas de pessoas de nacionalidades diferentes. Além do excelente ganho cultural, o fator mais interessante e positivo dessas relações está interligado ao idioma.

Assim como para um brasileiro é difícil de se desvencilhar do sotaque que o caracteriza, mesmo falando em inglês, todas as pessoas de outras nacionalidades passam pela mesma situação. Sul-americanos possuem uma pronúncia da língua inglesa diferente dos asiáticos, que, por sua vez, em nada soam como os europeus.

Uma pessoa fluente e formada em inglês, mas que nunca saiu de um núcleo específico em que a língua é falada de uma só forma, pode encontrar grandes dificuldades de interpretação da língua falada ao se comunicar com um alguém de outro país que carrega um sotaque pesado e totalmente diferente. Muitas vezes até o cidadão norte-americano pode travar em um desses momentos. Um aluno universitário nos EUA, devido a grande diversidade de nacionalidades e etnias com que são pautados os corpos estudantis das universidades, cresce, e muito, como profissional ao desenvolver uma habilidade única de diferentes formas de audição da língua inglesa.

DICIONÁRIO

Tenha sempre um dicionário ao seu lado. Durante o dia a dia do aluno internacional, é muito comum que, ao assistir a uma aula ou mesmo conversar com alguém, algumas palavras fiquem perdidas, soltas no ar. Como o entendimento de uma língua passa muito mais pelo contexto do todo que por cada palavra especificamente, muitas vezes essas palavras que o estudante internacional desconhece passam despercebidas. Isso é um grande erro cometido por muitos.

A evolução no inglês, principalmente nos primeiros meses morando nos EUA, passa muito pela atenção aos detalhes. O vocabulário só irá melhorar se o estudante, obviamente, demonstrar interesse em acumular novos conhecimentos, o que só é possível com pesquisas, perguntas etc. Ao ler um texto para a faculdade, por exemplo, não deixe passar, sem pesquisar, aquelas palavras ao qual o sentido e o significado lhes são desconhecidos. Pesquise, memorize, aprenda! NÃO TENHA MEDO DE PERGUNTAR.

Assim como não ter um dicionário, não perguntar a alguém durante uma conversa aquela palavrinha que foi dita e você não faz ideia do significado pode ser um erro crucial. Não fique com medo ou vergonha. Os universitários americanos, sempre rodeados por amigos e colegas de classe internacionais, estão acostumados e, em muitos casos, até gostam e muito de ajudar a passar o conhecimento da língua ao próximo. Novamente, o contexto de uma conversa, na maioria das vezes, será entendido pelo novo estudante internacional. Mas, convenhamos, quem tem a oportunidade de estudar nos EUA e ficar fluente na língua não busca só pelo contexto, mas pelo maior aperfeiçoamento possível na língua inglesa.

faculdade - dicas
Documentários, musicais e programas de TV com legendas em inglês são outras alternativas acessíveis para jovens estudantes-atletas. (Reprodução: ww.1080plus.com/).

FILMES E PROGRAMAS DE TV

Nem sempre os alunos internacionais estarão acompanhados por norte-americanos para praticar a língua, bem como os estudos acadêmicos, com livros e aulas, nem sempre serão a melhor opção de aprendizado e, principalmente, de prática do inglês. Uma forma diferente, porém, muito eficiente de evoluir rapidamente no inglês nos primeiros meses é assistir a programas de televisão e filmes, de preferência com legenda em inglês. Para o aprendizado, o uso das legendas com a língua falada é mais eficiente, pois trabalha o entendimento dos ouvidos, associando as palavras à correta forma da gramática inglesa.

Novamente, sempre que surgir uma palavra ou expressão desconhecida, pare e pesquise o significado. Após alguns meses, quando já estiver se sentindo mais confortável com a língua, experimente tirar totalmente as legendas. Ao assistir constantemente a filmes e programas em inglês, o aluno terá o ganho do lazer sendo alinhado com ganho de cultura, conhecimento e melhoria da proficiência na língua inglesa. Tantos ganhos reunidos em apenas uma atividade não devem ser ignorados ou subestimados por aqueles que querem atingir um excelente nível de sucesso pessoal nos EUA.

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.