Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

20 de julho de 2016

Conheça a história de sucesso do brasileiro Gabriel Zapponi, nos Estados Unidos

Natural do Rio de Janeiro, Brasil, Gabriel Zapponi é um excelente exemplo de sucesso da grande oportunidade que é estudar e jogar no futebol universitário dos Estados Unidos. Veja sua trajetória de sucesso dentro e fora dos gramados.


Aos 20 anos, Gabriel decidiu trocar o futebol no Brasil pela chance de jogar em alto nível e de se formar numa universidade americana. Para ele, há no Brasil muita coisa envolvida no meio do futebol, como o fato de não ser só o próprio talento e a dedicação os fatores considerados para se chegar a um grande clube. Isso o fez perder um pouco da paixão pelo esporte no Brasil e querer se aventurar nessa grande oportunidade que lhe apareceu nos Estados Unidos.

“No Brasil, eu vi muita coisa errada no meio do futebol. Muito esquema, politicagem. Muitas vezes, você acaba não sendo reconhecido pelo seu talento, o sucesso não depende só de si mesmo. Já aqui nos Estados Unidos é bem diferente. Se você se dedicar, estudar, aprender, treinar, der o seu melhor, pode ter certeza de que será reconhecido. Eles dão prêmios, honras, muitas portas se abrem em diversas áreas. É muito diferente”, disse.

Gabriel Zapponi - jogador
Gabriel Zapponi (centro) conquistou o respeito e o reconhecimento nos EUA tanto dentro quanto fora dos gramados. (Reprodução: www.facebook.com/TheVillagesSC/).

Dentro dos gramados 

Gabriel jogou dois anos pela Junior College Northeastern Oklahoma A&M antes de se transferir para a UCF (University of Central Florida), uma das maiores e mais conceituadas universidades do país, localizada em Orlando, na Flórida.

Pelo Junior College, Gabriel conquistou honrarias como o “First Team All Region” em 2010, e levou a sua equipe ao primeiro título regional da história da instituição. Pela UCF, Gabriel foi por dois anos titular e destaque da equipe, sendo inclusive considerado para o Draft da MLS no seu “Junior Year”.

Reconhecimento também fora do campo

Mas foi fora dos campos que Gabriel conquistou o maior reconhecimento. Após terminar os quatro anos de universidade, tendo sido graduado em “Sports and Exercise Science” (Esportes e Ciência do Exercício, em tradução livre), Gabriel foi contratado como o “Performance Coach” da Jacksonville University, uma das principais forças do esporte universitário da Flórida. O trabalho que realiza vai muito além dos treinos físicos aos atletas:

“O Performance Coach trabalha a performance do atleta de uma maneira geral, não apenas a parte física. Já o preparador físico é responsável por trabalhar exclusivamente a parte física dos atletas. Ainda temos muitos no Brasil. Mas o Performance Coach, além de preparar e aplicar os treinos físicos, também é o responsável por todas as outras decisões a serem tomadas pela comissão técnica no que diz respeito à preparação.”

Gabriel completa: “outros aspectos considerados como e com qual intensidade os treinos são realizados, local em que a equipe se concentra e faz suas refeições antes e depois dos jogos, técnicas de recuperação muscular adotadas após treinos e jogos, além de participação ativa na preparação mental do atleta, aspecto que entendo ser muito importante e que é um grande diferencial do atleta comum para aqueles que atingem o ápice da sua performance”, explicou Gabriel, hoje uma referência nos Estados Unidos em sua profissão.

Gabriel Zapponi - jogador
Gabriel Zapponi e o ex-jogador do Clube de Regatas Vasco da Gama e Clube de Regatas do Flamengo, Leandro Amaral.

História inspiradora

Apesar de brasileiro e relativamente jovem (25 anos), Gabriel já chama a atenção por seu grande trabalho realizado na Universidade, e foi contratado para ser o Performance Coach de um dos principais times da PDL (liga semiprofissional), o Villages SC.

Hoje, o Coach Gabe, como é chamado por seus atletas, trabalha em uma universidade de primeiro mundo, num clube semiprofissional do futebol dos EUA, é referência na sua área, fala inglês fluentemente, está formado e faz mestrado. Uma história de sucesso inspiradora que, cada vez mais, se repete com jovens brasileiros.

Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports

O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA.  Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.