Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

6 de outubro de 2015

Como deve ser a alimentação de um atleta


 Universidade nos Estados Unidos

 

Um atleta é uma pessoa com alta performance em alguma atividade física, seja de maneira profissional ou amadora. No dia a dia, enfrentam horas de treinos e uma rotina completamente adaptada para melhorar sua performance e evitar carências nutricionais. Entre esses cuidados, está a preparação exclusiva da alimentação de um atleta, que pode melhorar o seu desempenho e trazer diversos benefícios. Descubra como isso funciona nesse post que preparamos para você!

Alimentação Regrada

Uma alimentação balanceada traz benefícios para qualquer pessoa, e mais ainda para um atleta de alta performance. Ela é responsável por oferecer todos os nutrientes necessários, contendo uma proporção correta dos principais grupos: carboidratos, proteínas e gorduras boas. O plano alimentar de um atleta é, normalmente, elaborada por um nutricionista, fazendo com que ele coma nos horários certos e nas proporções ideais.

Comer na hora e na proporção correta chega a ser parte do treino, tendo um papel indispensável para que os resultados sejam melhores. Eles comem, normalmente, cinco ou seis vezes ao dia, com intervalos determinados. Por exemplo: depois das refeições mais pesadas, como o almoço, o intervalo pode ser um pouco maior. Ainda assim, o ideal é se esforçar para alimentar de 3 em 3 horas, acelerando o metabolismo e não comprometendo o rendimento do treino.

Nutrientes necessários

Uma alimentação elaborada por um profissional em nutrição terá os nutrientes necessários para seu corpo funcionar da melhor forma possível, antes e depois do treino. Isso porque, em situações distintas, o corpo precisa de elementos diferentes. Veja:

Alimentos pré-treino

As refeições mais pesadas, como o almoço e o jantar, devem ser realizadas algumas horas antes do treino, para que possam ser digeridas antes de “pegar no pesado”. Ela deve ser rica em carboidratos de absorção mais lenta (como os integrais), que oferece energia para os exercícios, com pouca proteína e pouca gordura. Já as refeições mais leves podem ser realizadas 2 ou 1 hora antes do treino, e devem ter uma grande quantidade de carboidratos de rápida absorção, como pães, biscoitos, barrinhas de cereal e frutas.

Alimentos pós-treino

Depois de um treino intenso, é bom consumir carboidratos complexos (os de lenta absorção) e proteína animal magra. É muito importante repor os carboidratos perdidos durante o treino, recuperando a energia. As proteínas também têm um papel super relevante, pois são responsáveis por reestruturar a massa muscular que é desgastada depois de um treinamento agressivo ou intenso. Os iogurtes, carnes magras, leite, ovos, feijão, soja, barra de proteínas e queijos magros (como a ricota ou o queijo minas) são ótimas fontes de proteína magra.

Hidratação

A hidratação é um fator imprescindível na vida de qualquer atleta. A hidratação ideal é aquela que consegue equilibrar o consumo e a perda de água que acontece durante os treinamentos. Por exemplo, se o treino foi mais intenso, a reposição de água deve ser maior. Se está muito quente e você transpirou mais, também. Vale lembrar que a hidratação não deve ser feita apenas pós treino/jogo, mas quando ingerida antes pode proteger o corpo e evitar o aumento da temperatura corporal durante o exercício, que é controlado pelo suor.

Suplementação na alimentação de um atleta

Caso o atleta tenha vontade de fazer uso de suplementos alimentares, deve consultar um profissional especializado antes. A suplementação sem acompanhamento pode sobrecarregar alguns órgãos, como o fígado, e aumentar a gordura corporal. Portanto, o ideal é que um profissional recomende o suplemento e a quantidade ideal.

A vida de um atleta é cheia de desafios, atingindo todas as áreas de sua vida, não é? E você, o que achou da nossa postagem? Não se esqueça deixar o seu comentário sobre o tema!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.