Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

6 de outubro de 2015

7 universidades americanas que focam no desenvolvimento de atletas


 Universidade nos Estados Unidos

O Brasil é um grande fornecedor de talentos para o mundo do futebol. A paixão pelo esporte parece estar no sangue dos jovens atletas brasileiros que sonham com uma carreira de sucesso, mas ao mesmo tempo precisam ter em mente que os estudos não podem ser abandonados. A boa notícia é que é perfeitamente possível se dedicar aos esportes e estudar ao mesmo tempo: o sonho de fazer um intercâmbio esportivo em uma das grandes universidades americanas vem se tornando realidade para um grande número de jovens atletas brasileiros.

As universidades americanas têm orgulho de seus programas de esporte universitário. Seja futebol, basquete, tênis, basebol e muitas outras modalidades, as universidades e seus alunos não medem esforços para manter uma posição de destaque no ranking das melhores universidades que focam no desenvolvimento de seus atletas. Quer saber quais são as universidades americanas do topo da lista das que possuem os melhores programas para esportes universitários? Confira nosso post:

Universidade da Flórida
Esta universidade pública americana está situada em Gainesville, no norte da Flórida. Abriu as portas em 1906, com 102 estudantes, e hoje conta com quase 50.000 estudantes matriculados todo ano, sendo a terceira maior universidade da Flórida em número de estudantes. Seu nome sempre aparece nas listas das melhores universidades americanas. Os times de esportes da Universidade da Flórida são conhecidos como “Gators”, e têm um crocodilo como símbolo. Os Gators competem na primeira divisão da NCAA (National Collegiate Athletic Association) em nove modalidades esportivas masculinas e doze femininas, incluindo basebol, basquete, futebol americano, futebol (soccer), voleibol, tênis e golf, entre outras. A Universidade da Flórida aparece no topo do ranking das universidades com os melhores programas de esportes universitários dos Estados Unidos.

Universidade do Estado de Ohio
Em segundo lugar na lista das melhores universidades americanas para esportes vem outra universidade pública, a Ohio State University, conhecida como OSU. Situada em Columbus, no estado americano de Ohio, a OSU foi fundada em 1870, possuindo hoje cerca de 64.000 estudantes, mais de 57.000 só no campus de Columbus. Os times de esportes universitários da OSU são conhecidos como “Buckeyes” e competem na primeira divisão da NCAA com as cores vermelho e cinza. A universidade está na lista das únicas cinco universidades a vencer campeonatos nacionais nas três principais modalidades de esportes masculinos: basebol, basquete e futebol.

Universidade de Michigan
A terceira mais votada na lista das universidades com os melhores programas de esportes universitários foi a tradicional universidade pública de Michigan, fundada em 1817, a mais antiga universidade do estado de Michigan. Originalmente estabelecida em Detroit, mudou-se em 1837 para Ann Arbor e seu campus central ocupa hoje uma área de 780 acres, com um impressionante conjunto de 584 edifícios, sem contar o campus satélite de Flint e o de Dearborn. Os times de esporte universitário de Michigan são conhecidos como Wolverines e competem na primeira divisão da NCAA. A tradição nos esportes começou em 1865 e os Wolverines já acumularam, desde então, mais de 50 títulos de campeonatos nacionais em 12 modalidades esportivas diferentes.

Universidade do Texas, em Austin
Em quarto lugar na lista das tradicionais universidades americanas que focam no desenvolvimento de atletas, a Universidade do Texas, em Austin, foi fundada em 1883 e conta hoje com mais de 50.000 alunos. Essa universidade pública patrocina sete museus e dezessete bibliotecas, e vários de seus ex-alunos já ganharam prêmios reconhecidos mundialmente, como o Nobel, o Pulitzer e o Wolf. Reconhecida pela revista Sports Illustrated como a melhor universidade para esportes do país em 2002, viu seus atletas, os “longhorns” (longos chifres, em tradução literal), ganharem 117 medalhas olímpicas, sendo 14 só nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Os times de futebol, tanto masculino quanto feminino, são muito conhecidos e bem sucedidos. Seu símbolo é um touro de longos chifres, o famoso “longhorn”. A Fundação Longhorn, que se dedica a angariar fundos para apoiar atletas-estudantes, tem como missão “preparar os estudantes para vencer com integridade — no meio acadêmico, nos esportes, na vida”.

Universidade de Stanford, Califórnia
Ainda seguindo a lista, chegamos à quinta posição: a Universidade de Stanford, na Califórnia, uma universidade particular fundada pelo milionário e ex-governador da Califórnia Leland Stanford. Ele e a esposa Jane fundaram a universidade em 1891 em memória de seu filho único morto aos 15 anos de febre tifóide. O campus principal de Stanford, localizado em Santa Clara Valley, é um dos mais extensos dos Estados Unidos, com 8.180 acres de terreno. Entre as empresas fundadas por professores e ex-alunos da Universidade de Stanford, estão nomes como Google, Yahoo!, Nike, Hewllet-Packard e Instagram. Quanto aos esportes, seus estudantes competem em 36 diferentes modalidades de esporte universitário e já venceram 107 campeonatos de equipe da NCAA e 476 campeonatos na modalidade individual, a maioria da primeira divisão.

Universidade da Califórnia, Los Angeles
Ainda na Califórnia, temos a universidade na sexta posição do ranking: a Universidade da Califórnia (UCLA), situada no bairro de Westwood, em Los Angeles. Esta universidade pública oferece nada menos que 337 diferentes cursos de graduação e pós-graduação e uma imensa variedade de disciplinas. É a universidade mais disputada dos Estados Unidos, tendo recebido mais de 112.000 candidaturas em 2015. Entre os professores e ex-alunos, já saíram 15 agraciados com o prêmio Nobel. Seus estudantes-atletas são conhecidos como os “Bruins” e já ganharam 125 campeonatos nacionais e 250 medalhas olímpicas, sendo 125 de ouro. Suas cores são azul e dourado e o mascote é um urso-pardo (bruin, em inglês) chamado Joe Bruin. O time de futebol (soccer) masculino da UCLA foi considerado o melhor dos EUA, em uma pesquisa na internet feita pelo site Ranker.

Universidade de Notre-Dame, Indiana
Na sétima posição da lista, esta universidade católica foi fundada pelo padre francês Edward Sorin em 1842 como uma escola exclusivamente para homens. Só a partir de 1972 as mulheres começaram a ser aceitas, e hoje elas somam 48% em um total de cerca de 12.000 estudantes em cursos de graduação e pós-graduação (números de 2013). Sua escola de arquitetura é mundialmente famosa. Quanto aos esportes, os times da Universidade de Notre-Dame competem na primeira divisão da NCAA e são conhecidos como os “Fighting Irish“. Seu mascote é o leprechaun(duende), um homenzinho vestido de verde e de punhos cerrados, pronto para a briga, figura bem conhecida do folclore irlandês. Anualmente, na primavera, há um divertido concurso para escolher um estudante para representar a versão humana do leprechaun. As universidades americanas citadas são as que ocupam as primeiras posições entre as inúmeras opções de escolha para os estudantes-atletas. Há muitas outras esperando pelos jovens brasileiros! Com talento e muita dedicação, os jovens atletas podem despontar como grandes promessas do futebol. Leia este outro artigo para conhecer dez exemplos de sucesso. Gostou da ideia de estudar e praticar esportes em uma grande universidade americana? Estamos esperando pelos seus comentários no blog!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.