Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

15 de dezembro de 2015

Vida nos EUA: Relatos de um jovem atleta português


Bernardo 2
Next Level

Conheça a vida nos EUA do jovem português, Bernardo Ferreira, e sua experiência no esporte universitário americano. 
Chegar aos 18 anos é o sonho de qualquer adolescente e junto com a idade, a sensação de independência e responsabilidade tomam conta.

Crescer não é fácil para ninguém e o estudante-atleta da Next Level Sports Bernardo Ferreira, de 18 anos, comenta um pouco sobre as transformações de sua vida pessoal e profissional, assim que atingiu a tão sonhada maioridade. Suas experiências são muito enriquecedoras e merecem ser compartilhadas. Confira  conosco  os relatos de um jovem atleta sobre a vida nos EUA.

De origem portuguesa, Bernardo começou sua empreitada no futebol ainda menino, jogou e fez toda sua formação pelo Sport Clube União Torreense. Saiu de Portugal há cinco meses, sozinho, e seguiu rumo ao estado do Tennessee, nos Estados Unidos para estudar e jogar pela Universidade Christian Brothers.

Conseguir conciliar estudos e futebol é uma conquista para o estudante, que contou com o auxílio da Next Level Sports para realizar este sonho. A próxima conquista que Bernardo busca é o contrato profissional na área e fazer o curso de Negócios Internacionais. Este sonho ficou mais próximo de ser alcançado quando ele decidiu superar os medos e as incertezas e viajou para os Estados Unidos.

Assim que chegou, Bernardo já sentiu o choque cultural entre Portugal e Estados Unidos, principalmente na alimentação dos americanos. “A gastronomia dos portugueses é mais saudável quando comparada a dos americanos. Aqui reinam os fast foods e as verduras e peixes ficam um pouco de lado”, disse o estudante.

Além dos aspectos culturais, há distinção também entre o futebol dos dois países. “Aqui o futebol é mais físico e menos tático, mas na universidade é semelhante ao futebol de formação em Portugal, só que enfrento jogadores mais velhos que eu e a maioria deles tem entre 19 e 24 anos”, explicou.

Primeiros Aprendizados
Ficar longe de casa e da família é um desafio muito grande para todos, mas o sacrifício de hoje é a vitória de amanhã e Bernardo decidiu arriscar e já começou a colher os frutos de sua aventura na América. O aluno conta que a responsabilidade chegou aos poucos e que hoje se sente mais seguro no novo país. “Minha maturidade hoje é muito maior do que quando eu cheguei e as experiências crescem a cada dia”, completou.

Aos poucos o estudante–atleta foi mudando sua opinião em relação aos Estados Unidos. Nada como um dia após o outro, certo? Atualmente Bernardo demonstra mais familiaridade com os americanos e se sente mais confortável. “Eu já me sinto muito mais integrado e acostumado com a América. O problema foi nos primeiros meses”, relatou.

Expectativas Futuras
Mesmo jogando e estudando nos Estados Unidos, Bernardo não pretende ficar de vez no país. Assim que terminar a temporada de jogos e completar sua formação na faculdade, ele pretende voltar para Portugal ou morar em outro país da Europa.

O natal e o ano novo estão batendo a porta e Bernardo poderá matar a saudade que sente da família e dos amigos em Portugal, mas em janeiro ele retorna aos Estados Unidos para continuar os estudos e os jogos do campeonato das universidades americanas.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.