Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

6 de maio de 2015

Passo a passo: como tirar seu visto de estudante para os EUA

Uma das grandes preocupações de quem quer estudar nos Estados Unidos é conseguir o visto de estudante. O processo de requerimento desse tipo de visto é mesmo um pouco burocrático e demorado, mas isso não é motivo para desanimar! No post de hoje você entenderá passo a passo como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos sem ter dor de cabeça.


Next Level Sports - Next Academy RJ

Uma das grandes preocupações de quem quer estudar nos Estados Unidos é conseguir o visto de estudante. O processo de requerimento desse tipo de visto é mesmo um pouco burocrático e demorado, mas isso não é motivo para desanimar! No post de hoje você entenderá passo a passo como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos sem ter dor de cabeça.

Informações básicas sobre o visto de estudante

O visto de estudante é chamado F-1 e tem a mesma validade que o visto de turista, ou seja, 4 anos. Para requerer o visto de estudante, é preciso estar matriculado em alguma instituição nos EUA que esteja autorizada a ceder vistos para alunos no Brasil. Geralmente, os cursos autorizados possuem mais do que 20 horas semanais e o visto F-1 possibilita a estadia legal no país por até 30 dias depois do término do curso. Se o aluno pretende prolongar sua estadia, deve procurar um outro curso na mesma universidade ou pedir transferência para outra instituição de ensino.

Passo a Passo de como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos

Confira o passo a passo que preparamos para você tirar seu visto de estudante com tranquilidade:

O formulário I-20

Uma vez que a inscrição do estudante esteja feita na universidade, a escola deve enviar, dentro de um prazo de até 4 semanas, um formulário chamado I-20. Esse documento é sua comprovação de matrícula na instituição e é muito importante para o processo. Quando receber o I-20, confira se os dados estão todos de acordo e assine. O documento deve estar em mãos no dia da entrevista e também quando passar na imigração nos EUA.

Agendando a visita no consulado

Assim que a matrícula for confirmada, o aluno já pode marcar a entrevista no consulado dos Estados Unidos. Quanto antes iniciar o processo de agendamento, mais tempo o aluno terá para reunir todos os documentos necessários. O visto precisa ser emitido em até 120 dias antes do início do curso, no entanto, é preciso ter em mente o prazo de 4 de semanas de espera até chegar o formulário I-20. É bom lembrar também que os estudantes têm prioridade para o visto, por isso não deixe de informar o motivo da entrevista, principalmente se o prazo estiver apertado.

Reunir os documentos para a entrevista

Esta é a parte mais complicada de todo o processo e que envolverá todos os documentos necessários para levar no dia da entrevista. Quanto maior o número de comprovações e informações sobre você, maiores são as chances de ter o visto aprovado. Veja a lista completa dos documentos necessários:

  • Documentos que provem seus objetivos acadêmicos: São eles o formulário I-20 original, o comprovante de matrícula na instituição, uma carta de um professor universitário atestando as intenções do estudante com o curso e também o histórico de boas notas.

  • Documentos que comprovem vínculo com o Brasil: Estes servem para provar que o estudante irá retornar para o Brasil depois de terminar os seus estudos. Podem ser eles documentos de carro, comprovante de residência ou qualquer outro que comprove bens no Brasil, matrícula em alguma instituição brasileira ou carteira de trabalho.

  • Comprovação de renda do estudante ou de quem irá custear suas despesas: Extratos bancários, imposto de renda, carta do empregador e outras fontes de renda devem ser adicionados aos documentos. Lembre-se que eles devem estar atualizados e legíveis.

  • Passaporte válido.

  • Vistos anteriores emitidos para os Estados Unidos.

  • Formulário de solicitação de visto para não imigrantes: Este formulário é conhecido como formulário DS-160 e deve ser preenchido em até 2 dias antes da entrevista, através do site. Todas as informações devem ser compatíveis com o passaporte e outros documentos apresentados.

  • Foto 5×5 recente e datada (no máximo 6 meses).

  • Recibo de pagamento do requerimento no valor de U$131, com a autenticação bancária.

  • Recibo de pagamento da taxa SEVIS, exclusiva para estudantes, que pode ser feita por meio de cartão de crédito internacional. O comprovante oficial deverá chegar pelo correio em até duas semanas, mas também é possível levar uma cópia do recibo virtual como garantia.

Preparação para a entrevista

Embora possa haver momentos de tensão, as entrevistas são bem tranquilas e se concentram em perguntas básicas como onde o aluno ficará, por quanto tempo e como custeará suas despesas nos Estados Unidos. É indicado se vestir de um modo mais formal, mas sem exageros.

Tente ser objetivo e responder com clareza as perguntas feitas. Falar inglês não é uma exigência, então é possível responder as questões em português caso se sinta mais confortável. Uma vez que o visto seja aprovado, é necessário pagar uma taxa para o SEDEX dentro do consulado e esperar que o passaporte chegue pelo correio em um prazo de até 7 dias úteis.

E então, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas? Já está pronto para tirar seu visto e estudar nos EUA? Deixe seu comentário!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.