Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

24 de junho de 2016

O que fazer depois de formado em uma faculdade dos EUA?

Saiba quais são as opções de um estudante-atleta brasileiro que deseja continuar nos Estados Unidos após os quatro anos de graduação na universidade.


Um estudante-atleta brasileiro que recebe uma bolsa esportiva para estudar e jogar numa faculdade dos EUA  geralmente conta com um visto de estudante, que tem duração de quatro anos, tempo padrão de um curso de graduação, e também o número máximo de temporadas que o atleta pode jogar pela faculdade.

Mas, e depois? E após esses quatro anos? O que o estudante-atleta deve fazer se quiser continuar vivendo nos Estados Unidos? Existem diversas formas que o atleta pode aplicar para a extensão do visto. Confira abaixo:

Quando a formatura, momento tão esperado pelos estudantes-atletas chega, surge a dúvida: e agora? O que fazer? Veja algumas dicas na matéria a seguir. (Reprodução: www.manualdoadvogado.com.br/).
Quando a formatura, momento tão esperado pelos estudantes-atletas chega, surge a dúvida: e agora? O que fazer? Veja algumas dicas na matéria a seguir. (Reprodução: www.manualdoadvogado.com.br/).

FUTEBOL, MLS e ligas menores

O primeiro e mais desejado jeito que um atleta tem de continuar por lá depois de formado em uma faculdade dos EUA é ingressando nas ligas profissionais do país. Depois dos quatro anos jogando na liga universitária, se o atleta se destacar e for um dos melhores jogadores, ele com certeza será “draftado” para jogar na Major League Soccer.

Caso isso aconteça, o atleta não precisa mais se preocupar com burocracia nenhuma. A própria liga dará entrada em todos os documentos e na papelada, e o atleta obterá um visto de trabalho permanente. Além disso, após alguns poucos anos, a liga dará entrada no processo de obtenção do Green Card, pois para ela é interessante que o atleta receba a cidadania americana, por causa do limite de estrangeiros impostos pela própria liga.

Outras opções para os atletas que se destacarem no futebol são as ligas menores (NASL e USL – 2ª e 3ª divisões) e o futebol Indoor. A diferença para a MLS é que nessas ligas o atleta dificilmente receberá o Green Card/cidadania americana. O clube que o contratar deverá sempre renovar o seu visto de trabalho, o que normalmente é feito de 2 em 2 anos.

faculdade dos EUA - continuação
O estudante-atleta pode também seguir a carreira no futebol profissional. (Reprodução: www.arumetourorlando.blogspot.com.br/).

OPT (visto opcional de trabalho)

A opção mais comum e que a grande maioria dos brasileiros aplica depois que se forma em uma faculdade dos EUA é o visto opcional de trabalho. O OPT tem duração de um ano, e qualquer estudante que se forma numa universidade americana pode obtê-lo e trabalhar em tempo integral durante um ano depois de formado.

É também o jeito mais fácil para dar entrada no processo de visto definitivo, pois, se o estudante se destacar no seu trabalho e o empregador desejar, ele pode patrocinar o visto definitivo do estudante para ficar nos EUA de vez. É um processo longo e complicado, mas que pode dar certo se houver comprometimento e dedicação.

MESTRADO e PÓS-GRADUAÇÃO.

Outra opção bastante recorrente é dar continuidade nos estudos nos EUA depois de formado. Existem várias opções de cursos. Pós-graduação, mestrado, MBA etc.  E o ponto positivo dessa opção é que o atleta pode receber uma bolsa completa para esses cursos trabalhando de assistente técnico.

Da mesma forma que o atleta recebe uma bolsa para jogar pela faculdade e se graduar, depois de formado existe a possibilidade de ganhar uma bolsa de 100% para fazer a pós sendo assistente técnico do time.

Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports

O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA.  Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.