Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

27 de junho de 2016

Quanto ganha um jogador na Major League Soccer (MLS)?

Veja abaixo como são os salários da MLS, principal divisão do futebol dos Estados Unidos, desde os grandes craques, como Kaká, Pirlo e Gerrard, até os jovens jogadores recém-draftados pelas universidades.


O futebol nos EUA cresce cada vez mais, tanto no nível técnico de seus jogadores, quanto em nível estrutural de investimentos e na organização fora de campo.

MLS - futebol
Fazer parte do futebol profissional é o grande sonho de qualquer estudante-atleta. (Reprodução: www.bdci.tv/).

Mas você sabe quanto ganha um jogador da MLS?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que na MLS existe um “teto salarial”. Todos os times têm a mesma quantia máxima de dinheiro pré-definida para pagar seus jogadores, não podendo ultrapassar esse limite. Além disso, todos os jogadores são pagos pela própria liga, e não pelos times, como na maioria dos campeonatos do mundo.

Os únicos jogadores que podem receber acima do “teto salarial” são os “designated players” (ou jogadores designados, escolhidos). Esses jogadores são pagos pelo próprio time, e não pela liga, como os demais, e podem receber o salário que o time desejar pagar, sem limite.

Na MLS, é obrigatório todos os anos que a própria liga libere para o público uma lista com os salários de todos os jogadores contratados, inclusive dos “designated players”. Essa lista fica disponível no website da União dos Jogadores, e sai atualizada todos os anos. Os salários são firmados em valores ANUAIS.
Dentre os jogadores designados, as grandes estrelas, o que recebe o maior salário é o brasileiro Kaká: $7,167,500.00 (sete milhões de dólares).

MLS - futebol
O jogador ganha aproximadamente sete milhões de dólares. Nada mal, não? (Reprodução: www.youtube.com/MajorLeagueSoccer)

Outros jogadores que ganham salário muito bom (entre os maiores da liga):

David Villa: $5,610,000.00

Steven Gerrard: $6,332,504.00

Frank Lampard: $6,000,000.00

Sebastian Giovinco: $7,115,555.67

Esses jogadores, porém, são uma grande exceção, e ganham um salário muito acima da média. A maioria dos jogadores ganha um salário bom, mas bem abaixo desses valores.

Confira o salário de alguns brasileiros que estão na liga:

Felipe Martins – New York Red Bulls – $207,500.00

Juninho – Los Angeles Galaxy – $350,000.00

Gilberto – Chicago Fire – $1,144,992.00

Leonardo – Los Angeles Galaxy – $150,000.00

Fabinho – Philadelphia Union – $118,500.00

Outra peculiaridade da MLS em relação às outras ligas é a existência de um piso mínimo. Ou seja, além do teto máximo salarial de cada time, também existe o salário mínimo que deve ser pago para cada jogador. Em 2015 (a tabela de 2016 ainda não foi anunciada), o salário mínimo de um jogador da MLS era de 60 mil dólares por ano.

Pode não parecer um valor muito alto se comparado a outras grandes ligas do mundo (inclusive à do Brasil), mas, como comparativo, convertendo para reais, um jogador recém-saído de uma universidade americana com 21, 22, 23 anos recebe o equivalente a 20 mil reais por mês, mais casa e outros benefícios, sem contar que o custo de vida nos Estados Unidos é muito menor.

Um bom exemplo de um brasileiro que conquistou esse espaço é o Pedro Ribeiro.
O meia-atacante estudou e jogou por quatro anos numa universidade americana, foi draftado depois de formado e hoje atua no Orlando City, ao lado de Kaká, recebendo 60 mil dólares por ano da liga, além de inúmeros benefícios e reconhecimento.

Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports

O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA.  Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.