Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

4 de julho de 2016

Futebol feminino: benefícios e depoimentos sobre o esporte

Saiba quais são os benefícios do esporte para as mulheres e confira depoimentos de estudantes-atletas que fazem parte da Next Level Sports e da treinadora de futebol da Next Academy Porto Alegre.


Praticar esportes é sinônimo de qualidade de vida. Segundo a pesquisa Diagnóstica Nacional do Esporte (Diesporte), o futebol é o favorito entre os brasileiros que querem sair da vida sedentária (76,6% jogam futebol como alternativa para manter a boa forma). Estes números aumentam cada vez mais, e as mulheres estão incluídas nestes dados.

O futebol feminino se destaca a cada dia, e o interesse pelo esporte cresce pelos inúmeros benefícios que ele traz para as mulheres. Além disso, o futebol feminino conquistou seu espaço, seja com a história de atletas ou até com a criação de departamentos próprios.

Futebol feminino - jogo
O futebol feminino conquistou espaço. Nas fotos, três mulheres fundamentais para a Next Level Sports.

Benefícios para as mulheres

Praticar futebol ajuda as mulheres a eliminar o estresse e a ansiedade. Além disso, auxilia na melhora da concentração, pois tal esporte exige que as atletas fiquem atentas a todos os seus lances. A prática esportiva estimula a integração e o trabalho em equipe.

As academias da Next Level Sports espalhadas pelo Brasil são o ponto certo para o público feminino colocar em prática todos os benefícios ditos anteriormente. Com foco na preparação, cada Next Academy pode ajudar as mulheres interessadas em jogar futebol e estudar nos Estados Unidos a irem mais longe. Na terra do Tio Sam, o futebol feminino é valorizado e tem estrutura para receber atletas internacionais.

Principais conquistas do esporte

Grandes conquistas, mesmo que tardias, começam a surgir para a modalidade feminina via Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como a criação de um curso para a formação de treinadoras (visa tornar o treinamento mais restrito e desenvolver características específicas às mulheres) e a fundação de um departamento de futebol feminino.

Destaque da modalidade, a atacante da Seleção Marta, tornou-se a maior artilheira da história. Com a camisa verde e amarela, balançou as redes 98 vezes, ultrapassando assim o Rei do Futebol, Pelé, que tem na bagagem 95 gols pelo Brasil. O feito de Marta só demonstra o quanto o futebol feminino precisa passar por transformações cada vez mais positivas.

Futebol feminino - jogo
A estudante-atleta jogou em posições disitintas pela OBU. Ela foi zagueira, atacante e volante. Hoje ela passa sua experiência para jovens atletas na Next Level Sports.

Depoimentos de sucesso

Mesmo com as atuais conquistas, a modalidade no Brasil ainda precisa transpor obstáculos. Um deles é quanto à continuidade nos estudos. No Brasil, há dificuldade de se conciliar livros com bola. As jogadoras profissionais precisam se dedicar ao treino (e somente a ele), e os estudos muitas vezes são deixados de lado.

A afirmativa é de Nicol Olivares, analista de Admissões da Next Level Sports e atleta pela Oklahoma Baptist University. Formada em International Business, jogou pela universidade e conta que a valorização é fundamental para a estudante-atleta que pratica futebol. “A atleta precisa se sentir valorizada, sentir que há potencial de crescimento onde ela está. Não é à toa que os Estados Unidos estão sempre no topo de competições internacionais, pois no país é oferecido aquilo que há de melhor. A estrutura acaba trazendo à atleta reconhecimento e valorização”.

Para quem deseja sair do Brasil e estudar e jogar nos Estados Unidos, Nicol manda um recado: “Quero que elas guardem essa vontade de crescimento, não abusem dela agora, pois será necessária lá fora. Estejam prontas para crescer, ficar exaustas, mas, principalmente, amadurecer. Dediquem-se, estudem. Depois, é só correr para o abraço. O seu sonho é tão importante para você quanto para nós”.

Estudante-atleta do curso Business Administration na Monroe College, nos EUA, Kathllen Sousa compartilha da opinião de Nicol e completa: “Tenham sempre foco, porque aqui eles dão valor aos estudos. Eles querem formar um bom atleta e um bom profissional”.

Matriculada pela Next Academy Curitiba, a primeira estudante-atleta da unidade, Sheila Lima, conta por que escolheu treinar para futuramente tentar uma bolsa para jogar e estudar nos EUA: “Todos sabemos da dificuldade em que o Brasil se encontra, mas a minha decisão não é só por causa disso. Os EUA são de primeiro mundo. É uma chance única de fazer o que mais amo e estudar. E, claro, de aprender uma nova cultura, crescer tanto como atleta quanto como pessoa”.

Palavra de especialista

Treinadora feminina da Next Academy Porto Alegre e assistente técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-17, Tatiele Silveira tem experiência em futebol feminino e diz que o esporte é mais valorizado que antigamente. Ela aponta alguns aspectos positivos: “O apoio à modalidade tem aumentado significativamente nos últimos anos. Destaca-se atualmente o projeto da Seleção Brasileira Permanente Principal. Nele, as atletas recebem todo o suporte necessário para se dedicarem exclusivamente aos treinamentos e desenvolvimento das suas performances física e técnica. Além disso, a manutenção das Seleções Sub-17 e Sub-20 demonstram o comprometimento dos departamentos responsáveis com a busca da evolução e o desenvolvimento da modalidade no país”.

Futebol feminino - jogo
“As meninas são estimuladas desde cedo a jogarem futebol feminino nos EUA”, disse Tatiele. Ela atualmente está na Next Academy Porto Alegre e na Assistência Técnica da Seleção Sub-17.

Tatiele também apontou diferenças entre a valorização do esporte no Brasil e nos Estados Unidos. Segundo a assistente técnica, a falta de valorização e investimentos é a principal causa de o futebol feminino ainda passar por dificuldades. “Pela minha vivência fora do Brasil, mais especificamente nos EUA, acredito que o Brasil peca pela falta de incentivo à prática do futebol feminino nas escolas e pela falta de investimentos na modalidade por parte dos clubes esportivos. Nos EUA, percebe-se que as meninas são estimuladas desde muito cedo a praticar futebol dentro da escola.”

Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports

O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA.  Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.