Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

2 de fevereiro de 2016

Estudante-atleta português compartilha experiência nos EUA

Gonçalo Soares está há 7 meses nos EUA e conta como foi sair de Portugal para os Estados Unidos. Confira a história de mais um atleta na série de entrevistas 'Vida nos EUA'.


Sair de seu país de origem é um grande desafio, mas os benefícios a longo e curto prazo para quem decide arriscar são muitos. O estudante-atleta que embarca para o exterior não se arrepende da escolha que fez  e o número de pessoas que fazem intercâmbio cresce a cada ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Organizações de Viagens Educacionais e Culturais (BELTA), em 2014 cerca de 230 mil jovens brasileiros estão cursando a graduação no exterior.

Os Estados Unidos continuam sendo um dos países mais procurados por portugueses, tanto para morar quanto para estudar. E por que não jogar e estudar ao mesmo tempo? Esta é uma decisão muito importante e o estudante-atleta português Gonçalo Soares, de 21 anos, não se arrepende de ter deixado sua terra natal há quase 7 meses.

Natural de Lisboa, o estudante-atleta faz o curso de Master of Business Administration (MBA) na Universidade de Akron, em Ohio. Ele foi o primeiro estudante-atleta português que representou a Akron Zips, equipe campeã da National Collegiate Athletic Association (NCAA).

estudante-atleta - Gonçalo Soares português
O estudante-atleta Gonçalo Soares em treinamento.

O estudante-atleta diz que a vontade de jogar futebol surgiu graças ao irmão mais velho e a partir daí foi só foco e determinação. “O meu irmão mais velho apresentou a ideia da Next Level Sports e eu achei muito interessante a possibilidade que a empresa oferece e então decidi arriscar, me inscrevi e fui treinar. Depois disso eu não tive dúvidas: Queria ir para os Estados Unidos, começar um novo desafio e conciliar o esporte de alto nível com o ensino. ”, destacou.

Confira na íntegra mais uma  entrevista da série ‘Vida nos EUA‘, com o estudante-atleta Next Level Sports Gonçalo Soares.

1 –O que a Next Level Sports representa para você?

A Next teve um papel importantíssimo nessa caminhada, pois se não estivesse com ela eu nunca estaria na faculdade onde estou. Basicamente o trabalho da Next ajuda na realização do seu sonho e foi ela que me apresentou para uma faculdade dos Estados Unidos da América. A empresa realiza um trabalho fantástico, pois graças a ela eu consigo conciliar os estudos com o futebol.

2 – Qual foi a importância da sua família quando tomou a decisão de jogar e estudar nos EUA?

Minha família foi muito importante, porque eles ajudaram na escolha da minha universidade e me apoiaram desde o início e isso foi fundamental. A família é o suporte que temos de mais essencial e sem eles eu não estaria aqui.

3 – Jogar e estudar no exterior irá te ajudar na carreira profissional?

Qualquer experiência internacional sempre é positiva, porque nos abre horizontes, ensina novas formas de pensar, nos dá mais cultura e nos faz crescer como pessoa, principalmente nos EUA, que é um pais que investe muito em educação e é o país das oportunidades. Na construção da minha vida profissional, vai me ajudar muito, expectativas diferentes e na forma como me relaciono com meus colegas de trabalho.

estudante-atleta
Gonçalo está feliz com a escolha de jogar e estudar nos EUA.

4 – Qual é a sua melhor lembrança desde que chegou nos EUA?

Ter jogado o campeonato nacional pela equipe Akron, em Kansas City. Foi um grande jogo e eu nunca tinha jogado em um estádio profissional. A Experiência foi incrível e outra lembrança que tenho foi o primeiro dia que meus pais vieram me visitar.

5 – Quais são seus planos para o futuro?

Eu não gosto muito de fazer planos para o futuro, eu prefiro viver um dia de cada vez, pois acho que o futuro é muito incerto e quero viver o presente, mas a curto prazo eu quero terminar o meu MBA e fazer a melhor época possível na minha season (temporada). Depois de ter terminado, eu posso então decidir qual rumo seguir: Ser jogador profissional ou ser um trabalhador nos EUA. Tem duas portas em aberto, mas quero viver um dia de cada vez e aproveitar a experiência aqui.

6 – Há quanto tempo você está longe de Portugal? Sente falta de algo?

Cheguei em julho nos EUA e senti saudades dos amigos, da família e da comida. A comida portuguesa é muito boa e eu sou um grande apreciador. No entanto, o conhecimento de novas pessoas, o conhecimento de novos caminhos me faz lembrar os motivos pelos quais estou nos EUA. Também sinto falta dos passeios, da praia, de comer um pastel, da casa da minha avó almoçar, no entanto eu estou feliz com a opção e não voltei atrás.

7 – Está feliz com a graduação nos Estados Unidos?

Estou muito feliz porque concilia matemática, contabilidade, finanças e relações interpessoais e interculturais. Tenho bons professores e colegas e estar aqui é uma experiência muito enriquecedora.

8 – Qual mensagem você deixaria para os atletas que estão se preparando para realizar o sonho de jogar e estudar nos EUA?

Se temos um sonho na vida, temos que lutar por ele e disso eu não tenho dúvidas. As Coisas acontecem se nos esforçarmos com calma, fé e determinação. Vale a pena acreditar, é possível jogar e estudar em alto nível. Minha experiência é muito positiva e se eu não tentasse, nunca iria saber se realmente conseguiria. Um grande abraço a todos e acreditem, lutem e tenham fé. Este é o caminho.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.