Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

23 de junho de 2015

É possível conseguir trabalho nos EUA com visto de estudante?

A experiência internacional é sonho de muitos estudantes, e os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido. É aí que surgem muitas dúvidas em relação às enormes exigências de vistos e sobre as possibilidades de trabalhar para custear uma parte do sonho. Enfim, será que dá para ter um trabalho legalizado sendo estudante universitário nos EUA? Vamos explicar melhor essa situação a seguir!


Visto de Estudante - Estados Unidos

A experiência internacional é sonho de muitos estudantes, e os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido. É aí que surgem muitas dúvidas em relação às enormes exigências de vistos e sobre as possibilidades de trabalhar para custear uma parte do sonho. Enfim, será que dá para ter um trabalho legalizado sendo estudante universitário nos EUA? Vamos explicar melhor essa situação a seguir!

Os tipos de visto

Existem três opções de visto para estudantes nos Estados Unidos: o F-1, M-1 e J-1. Em algumas situações, vai ser possível desenvolver alguma atividade remunerada, seja dentro da prática profissional do próprio curso ou por conta própria, fora do campus.

É importante notar, no entanto, que os ganhos não serão suficientes para o seu sustento total: quem vai para estudar, a não ser que consiga alguma bolsa ou ajuda do Estado, deve ter uma poupança para bancar o período no exterior, ok?

Visto acadêmico F-1: permite trabalho de 20h

Vamos aos detalhes. O F-1 é para quem vai frequentar uma instituição acadêmica e, portanto, o mais indicado para universitários. Os que vão em busca de cursos de inglês também podem solicitar esse visto, desde que o curso seja ministrado por uma universidade ou instituto que possa se enquadrar na categoria. 

E aí vai nossa questão: pode trabalhar? Sim, mas as regras são bem-definidas. Só pode trabalhar dentro do campus, em carga horária de 20h/semana. Porém, esse tempo pode ser dobrado durante as suas férias.

Depois de um ano o estudante, você pode até trabalhar fora do seu campus, mas é difícil de conseguir. É preciso comprovar problemas financeiros e solicitar um work permit ao serviço de imigração. Também terá que comprovar que não conseguiu emprego no campus, sem contar que a autorização pode levar até 90 dias e todo ano terá que ser renovada.

Para tirar o F-1 vai ser preciso primeiro ser aceito pela entidade em um curso com carga mínima de 20 horas semanais. Se for um curso universitário, terá que provar fluência em inglês. Quando as aulas terminarem, o estudante tem direito a permanecer mais 30 dias em solo americano, depois é voltar para o Brasil ou pedir um prolongamento em caso de querer continuar estudando, certo?

O visto J-1 para intercambistas é outra alternativa

O visto J-1 é específico para intercambistas em busca de prática profissional (estágios) ou estudantes em sistema de au pair (para morar com uma família e cuidar de crianças em tempo parcial). É definitivamente o visto mais compatível com quem quer combinar estudo com trabalho e ideal para estudantes de medicina ou de pós-graduação. No entanto, é preciso alguns cuidados. Só vai ser permitido trabalhar na sua área: lembra que eles deram o visto como parte da experiência de aperfeiçoamento profissional?

Somente em casos muito especiais o serviço de imigração pode liberar um work permit para trabalhos fora do campus. O J-1 também é usado para para alguns programas de intercâmbio de trabalho temporário (aqueles que levam para trabalhar em parques ou estações de esqui).

A desvantagem desse visto é que ele é por tempo limitado, e quando expirar é preciso ir embora imediatamente, a não ser que você consiga mudá-lo para um F-1 ao final da estadia.

Visto M-1 para estudantes fora da academia

O visto M-1 é nossa terceira alternativa, mas é para instituições não acadêmicas — estudantes de escolas militares são um exemplo. Portanto, esse visto não diz respeito aos universitários. Vai ser preciso estudar em tempo integral e não é permitido trabalhar.

Com ele, você pode até receber uma autorização do serviço de imigração para fazer um estágio remunerado na área, mas só se a atividade for necessária para concluir o curso.

E você, tem interesse de estudar nos Estados Unidos? Qual visto pode ser o ideal para o seu caso? Comente e tire suas dúvidas com a gente!

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades: www.facebook.com/NextLevelSportsBR

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.