Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

30 de janeiro de 2017

Como tirar o Social Security americano.

O Social Security Number (SSN) é o principal documento de identificação americano.


Se fôssemos comparar, seria equivalente ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), no Brasil. Todo americano conta com um número do SSN, que é necessário para a maioria dos procedimentos legais nos Estados Unidos.

social security cards

Para que preciso do social security?

Muitos estudantes-atletas brasileiros nos Estados Unidos acreditam que não precisam do “Social”, pois estão no país com um visto de estudante. Por um lado, faz sentido. Tendo o seu visto, passaporte e o I-20 em dia e aprovados pela universidade, faz com que um estudante-atleta esteja legal no país e não precise por exemplo tirar o Social Security.

Porém, há diversas atividades que o atleta brasileiro pode exercer com seu visto de estudante e que é necessário tirar o SSN: abrir uma conta no banco, ser contratado para um emprego na própria universidade, fazer financiamentos e obter um “credit score”, por exemplo. Para o estudante-atleta brasileiro, o mais importante dos motivos acima citados para se ter o Social Security é o trabalho “On-Campus”.

Todo atleta brasileiro com visto de estudante válido pode trabalhar no próprio Campus da universidade, recebendo salário e todos benefícios, assim como um americano recebe em qualquer outro emprego.  A única diferença é que o estudante internacional só é permitido trabalhar 20 horas por semana na universidade, enquanto em trabalhos comuns fora do Campus um americano pode trabalhar até 40 horas.

Para ser contratado, é obrigatório que o estudante tenha o Social Security Number. O processo para tirá-lo é bem simples, mas há uma pequena falha no sistema que muitas vezes pode dar uma dor de cabeça aos brasileiros.

Como tirar o Social Security

A falha no sistema mencionada acima é que para tirar o SSN, o estudante precisa ter uma proposta de emprego. Mas para receber uma proposta de emprego, o estudante tem que ter o SSN. Mas não se preocupe. Nos Estados Unidos, tudo tem jeito. Mesmo com algum empecilho, no final as coisas sempre se resolvem. Existem duas maneiras de dar continuidade ao processo, apesar dessa falha.

A primeira é indo pessoalmente e conversando com o potencial empregador. Explicar que você ainda não tem o SSN e que precisa da proposta do emprego para conseguir tirá-lo e ser contratado. Muitos empregadores vão entender e fazer a proposta mesmo assim. A única diferença é que você só vai poder começar a trabalhar efetivamente quando o “Social” sair.

A segunda maneira, que é muito comumente usada por atletas brasileiros também, é recorrer ao “Office of Internationals” da universidade. É um departamento da universidade todo voltado para a resolução de documentos e papeladas de estudantes internacionais. Geralmente o departamento conta com uma pessoa responsável que conhece muito bem todos os processos que um estudante internacional deve fazer, como por exemplo a retirada do Social Security.
Essa pessoa responsável pelos internacionais irá te explicar e guiar durante todo o processo da retirada do SSN.  

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.