Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

15 de setembro de 2012

Veja a entrevista da estudante-atleta da Next Elisa Brito

Veja a entrevista de Elisa Brito, estudante-atleta da Next Level Sports que já está há três anos estudando e jogando por uma universidade americana.


Conte-nos um pouco sobre a sua trajetoria no futebol ate agora. Como voce comecou a jogar ate a oportunidade de vir para os EUA.

Minha paixão pelo futebol começou quando eu tinha 4 anos. Eu costumava jogar com meu irmão e amigos no prédio onde eu morava. Pouco tempo de eu comecei a jogar futsal com meninos. Eu joguei futsal ate meus 14 anos quando eu fui convocada para seleção sub 17 pela primeira vez. Depois disso, eu fui para o campo jogando pelo Cepe Caxias na época considerado um dos melhores clubes de futebol feminino do pais onde optei por ficar até poder ir jogar fora do Brasil. LÁ surgiram as portas que me levaram até a seleção. Depois disso, eu tive oportunidades de ir para outras faculdades e jogar profissional antes da minha vinda para OBU, porém eu queria estudar sem ter que parar de jogar. Quando Marcos Silva entrou em contato comigo eu estava jogando o Sulamericano com a seleção Sub-20 e tudo que ele me falou me causou um grande interesse em ir para os Estados Unidos, então as coisas começaram a se encaixar e funcionaram.

Como esta sendo sua experiencia nos Estados Unidos?

Tem sido uma experiência incrível para mim. Fico feliz em poder estar jogando e estudando algo que eu sempre gostei. E sempre bom você poder tornar seus sonhos realidade e fazer o que se ama.

Em qual liga você está jogando atualmente? NCAA? NAIA? Já jogou alguma outra liga?

Eu jogo NAIA e e a única liga pela qual eu participei.

Quais são as diferenças que você vê entre o futebol feminino no Estados Unidos e o do Brasil?

Existe um disparidade sem tamanho entre o futebol feminino no Brasil e Estados Unidos ainda se comparar os níveis mais altos no brasil com os mais normais nos EUA. Tudo isso inclui falta de estrutura, profissionalismo de todas as partes e interesse em desenvolver campeonatos para que as atletas possam estar jogando. O níveis sao fracos e tudo e muito precário. Estamos longe de conseguirmos a organização que existe nos EUA.

Como é sua experiência em representar a Seleção do seu país? 

É uma experiência que me proporciona coisas muito boas. Sou muito grata por tudo que aprendi e que obtive. E uma honra poder representar tantas pessoas e vestir aquela camisa.

Qual foi o motivo que levou você a querer jogar uma liga universitária americana?

O maior motivo foi o fato de querer estudar e continuar jogando. Se eu fosse jogar profissionalmente, seria muito difícil conseguir conciliar as duas coisas.

Você ganha algum tipo de salário ou a universidade que você joga te dá apenas uma bolsa de estudos para que você possa fazer uma graduação?

A faculdade da apenas bolsa de estudos para que os atletas possam se formar, o que na minha visão e algo muito bom.

No geral, você acha que valeu a pena sair do Brasil e ir jogar no exterior? Pra você, qual é o ponto mais importante em estar jogando em uma universidade americana?

Na minha visão foi a melhor coisa que eu fiz. Logico que eu sinto saudade de algumas coisas do Brasil, mas as experiências que tenho vivido fazem tudo isso valer a pena.

Como é a sua rotina nos EUA?

Minha rotina e basicamente formado por treinos, aulas e estudos.

Qual é a sua diversão nas horas vagas?

Nas horas vagas normalmente eu fico com meus amigos, assisto filmes ou faço algo com
eles.

Você enfrentou alguma fase difícil nesse tempo em que você tem estado longe da família e dos amigos?

O meu primeiro ano foi muito difícil para me adaptar. Pensei em voltar para casa algumas vezes, mas sabia que as coisas iam melhorar. Tive o apoio de amigos que fiz nos EUA e da minha família e valeu a pena ter paciência. Atualmente ainda sinto falta da minha família e dos amigos que ficaram no Brasil, mas e por todos eles que estou aqui também.

Quais seus planos para o futuro?

Tenho muitos planos e projetos para o futuro, mas acho que resumidamente eu posso dizer que pretendo jogar logo depois que me formar e depois poder exercer minha profissão. Estudo Jornalismo e amo tudo que envolve essa profissão e quero exerce-la.

Deixe aquele recado para o pessoal que sonha em jogar em uma liga universitária norte-americana.

Meu conselho é que se todos vocês que tem um sonho, continuem firmes na caminhada, por mais difíceis que as coisas pareçam, siga em frente porque vale a pena.

Confira a página da Next Level Sports no Facebook e acompanhe a vida dos nossos atletas nos Estados Unidos: www.facebook.com/NextLevelSportsBR

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.