Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

19 de agosto de 2016

Três histórias e um sonho em comum: jogar e estudar nos EUA

Veja agora como estão os jovens estudantes-atletas Carlos Pinheiro, Célio Pompeu e Luan Lamas. Eles iniciaram a trajetória de sucesso estudando e jogando futebol nos EUA.


Quando finalmente o sonho de jogar e estudar nos EUA  é iniciado, uma nova história é escrita na vida dos estudantes-atletas da Next Level Sports e para saber um pouco mais sobre como está a nova rotina de alguns destes  jovens, nós conversamos com três  atletas que estão nos Estados Unidos.

Vejam agora como estão três estudantes-atletas que moram na terra do tio Sam e saibam quais foram os aprendizados, dificuldades e expectativas para o futuro deles.

EUA - estudantes
Na foto, Luan ainda jogou pela Next Academy do Rio de Janeiro – Agora, ele é estudante e atleta da Saint BenedictHigh School.

Por que os Estados Unidos?

Os Estados Unidos é ainda um dos locais com maior divulgação e prestígio para quem gostaria de ser formar em uma boa universidade ou High School. Segundo matéria do jornal online g1.com, Dos 555 convocados para as Olimpíadas Rio 2016, mais de 400 praticam ou já praticaram algum tipo de esporte em uma universidade. A relação deles com a prática esportiva é algo cultural e eles valorizam muito o jovem  que realiza qualquer tipo de esporte. A possibilidade de conciliar os estudos e o esporte é certa nos Estados Unidos.

Para Carlos Pinheiro, estudante-atleta da Camden County College, a possibilidade de jogar e estudar nos EUA chamou a atenção dele porque não precisaria abdicar do sonho de jogar futebol. “Eu vim pra cá, pois aqui posso conciliar meus estudos e o que mais gosto de fazer, que é jogar futebol, algo que era impossível no Brasil”

Célio Martins - Atleta enviado pela Next Academy Fortaleza para a St. Benedict Prep High School, New Jersey, Estados Unidos.
Célio Martins – Atleta enviado pela Next Academy Fortaleza para a St. Benedict Prep High School, New Jersey, Estados Unidos.

Pensamento semelhante ao de Célio Pompeu. Ele está há 6 meses estudando e jogando pela St Benedict prep High School. Ele diz que escolheu os Estados Unidos para começar uma trajetória de sucesso porque ele poderia conciliar o livro e a bola.

Luan Lamas estuda junto com Célio nos Estados Unidos e completa dizendo que o alto nível da parte acadêmica e esportiva do país  foram fundamentais para escolher a terra do tio Sam para estudar e jogar. “Eu quero jogar futebol, mas não posso deixar os estudos de lado, e na minha faixa etária no Brasil é muito difícil jogar em alto nível, em um grande clube, e estudar em um bom colégio. Aqui nos EUA não se tem problema com isso, já que para jogar você tem que estar estudando”.

Os aprendizados nos EUA

Morar longe da família e cuidar de si mesmo… Mudanças que acontecem na vida de um estudante-atleta que quer seguir o sonho de jogar e estudar nos Estados Unidos. Mas muitos outros aprendizados percorrem a trajetória do jovem em sua vida universitária.

Luan Lamas diz que a dedicação e a disciplina tomaram conta dele desde que chegou aos EUA. “Com certeza, eu estou muito mais dedicado e disciplinado. Por exemplo, quando voltei de férias para o Brasil, em julho, eu passei duas semanas treinando forte fisicamente com meu pai para voltar aos EUA na melhor forma possível”. O treinamento é algo fortemente presente na vida do jovem atleta. Opinião compartilhada por Célio Pompeu, que também mudou bastante seu comportamento desde que se mudou aos EUA. “Eu posso afirmar que sou outra pessoa agora”, completa Célio.

Carlos Pinheiro - Atleta enviado pela Next Academy Rio de Janeiro para a Camden College, New Jersey, Estados Unidos.
Carlos Pinheiro – Atleta enviado pela Next Academy Rio de Janeiro para a Camden College, New Jersey, Estados Unidos.

Carlos Pinheiro conta um pouco do que fez antes de ir para os EUA. O estudante-atleta não desistiu do seu sonho de jogar e estudar fora do Brasil e lutou para chegar até os EUA. “Eu passei muita coisa pra chegar aqui, pois não tenho condições de bancar todos os meus estudos. Eu fiz eventos, fiz rifa, vaquinha online, vendi comida, tudo para arrecadar o dinheiro e graças a Deus deu tudo certo”. O atleta conta que mudou muito desde que chegou aos EUA e se diz mais maduro e responsável. “Eu mudei muito desde a primeira vez que vim pra cá, porque é tudo diferente e novo. Você se torna mais maduro e responsável, agora como já tenho uma idéia de como é, fica um pouco mais fácil”.

Momentos marcantes nos EUA

Os três jovens tiveram momentos marcantes nos Estados Unidos e cada um comenta sobre a emoção que tiveram em um determinado acontecimento. A conquista de um campeonato estadual mexe com os sentimentos de um time universitário inteiro e Célio Pompeu passou por isso este ano. O atleta diz que este momento estará marcado para sempre.

Luan Lamas também destacou o campeonato estadual de Nova Jersei como o momento mais emocionante de sua vida nos Estados Unidos até agora. “Fomos campeões nos pênaltis, depois de um jogão”, destaca.

Para Carlos Pinheiro, conseguir voltar a um sonho que havia deixado pra trás (estudar e jogar por uma universidade americana) por causa de falta de condições financeiras foi a maior emoção para ele. “ A maior emoção pra mim foi conseguir voltar para os EUA, que por causa das minhas condições financeiras, tive que deixar pra trás. Eu quase não acreditei”. O jovem finaliza e manda um recado para os estudantes-atletas que querem  ir para os EUA. “Nunca desistam dos seus sonhos, pois você constrói o seu futuro. Não deixe ninguém dizer que você não é capaz”.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.