Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

17 de agosto de 2016

Três documentos imprescindíveis na hora do embarque

Saiba quais são os documentos que não podem faltar de jeito nenhum para o estudante-atleta poder embarcar para jogar e estudar em uma universidade americana.


Talvez o momento mais esperado e de maior ansiedade para os estudantes-atletas que assinam para jogar por uma faculdade nos EUA seja o momento do embarque. Momento de muita emoção, no qual  um sonho se concretiza, mas que já demanda certa responsabilidade que todos futuros estudantes internacionais devem se acostumar para os próximos anos de suas vida.

Os documentos necessários para esta jornada é requerida desde o momento em que os jovens pisam no aeroporto ainda, no Brasil, e o cuidado e atenção com a mesma serão de extrema importância a todo momento dali pra frente.

documentos - embarque
Confira abaixo os principais e imprescindíveis documentos que todo aluno internacional que embarca para os EUA deve sempre ter consigo. (Reprodução: www.comotirarvistoamericano.com.br/).

 

Passaporte e Visto

O passaporte, como todos sabem, é o documento mais importante na hora se sequer cogitar uma viagem para fora do país. Algo que parece bem simples, porém, pode colocar os atletas numa situação complicada. Muitos jovens possuem o passaporte há alguns anos, e esquecem de conferir a data de expiração do mesmo e acabam, por vezes, perdendo a data da viagem por um descuido bobo. Conferir periodicamente a validade do passaporte é de suma importância para os alunos internacionais. Vale lembrar também que a carteira de identidade brasileira nos EUA não tem validade alguma.

O único documento brasileiro que prova sua cidadania em terras estrangeiras é o passaporte. De casos mais sérios, como apresentar a documentação a um policial em situações específicas, até mesmo a coisas banais do dia a dia, como entrar em um bar permitido somente pessoas acima de 21 anos ou mesmo uma compra no mercado que necessite a apresentação de um documento, o passaporte deve estar sempre na bolsa do estudante internacional.

O visto, um dos documentos presentes dentro do passaporte, é algo que se deve ter mais cuidado ainda. O tempo de duração do visto varia muito de pessoa para pessoa, e acontece também por diversas vezes de expirar durante o período de estudos, tendo que ser renovado na embaixada brasileira. Estar sempre atento às datas é muito importante também neste caso. O visto ainda possui a situação de ter diferentes formas para diferentes tipos de viagens. Visto de turista, visto de estudante, visto de trabalho, etc.

O jovem que está viajando para os EUA afim de ingressar em uma faculdade e possui apenas o visto de turista, que usa normalmente em suas viagens a lazer, será impossibilitado de entrar no país norte-americano pela polícia federal. Em uma viagem para estudos deve ser apresentado única e exclusivamente o visto de estudante, que na teoria todos recebem assim que assinam para estudar e jogar em uma faculdade, mas na prática, alguns casos, atletas embarcam antes do visto de estudante sair, contando que entrarão tranquilamente com o visto prévio de turista que já possuem. Outro fator importante é que o processo todo de retirada do visto de estudante pode levar alguns meses, e complicar o aluno que deixa para última hora.

documentos - embarque
O I20 precisa estar com o estudante-atleta em qualquer lugar nos EUA. (Reprodução: www.roteiroserelatos.com.br/).

I20

O I20 é um documento tão importante quanto o visto, e um não funciona sem o outro. Este documento consiste em alguns papéis, emitidos e enviados ao estudante no Brasil pela faculdade dos EUA via correio ou online, que provam que o aluno tem um contrato com a faculdade, especificando o nome da faculdade, os anos de duração do curso, o endereço do atleta, dentre outros detalhes.

Qualquer estudante internacional fica IMPOSSIBILITADO de se locomover, tanto em vôos internacionais quanto em vôos domésticos dentro dos EUA. O estudante brasileiro tem que carregar sempre consigo esta papelada, mesmo nos EUA. Para assinar qualquer contrato, como por exemplo uma conta de celular, tirar uma carteira de motorista, fazer um plano de saùde, etc. O aluno internacional, mesmo com seu visto em dia, é considerado cidadão ilegal no país caso não tenha consigo o I20.

Outra informação muito importante:  os alunos que se transferem de uma faculdade para outra são, em alguns casos,  são requisitados que apresentem o I20 de todas as faculdades que atenderam no período em que moram e estudam nos EUA. Os documentos de I20 não são únicos e independentes às instituições de ensinos. Em cada faculdade que o aluno vai é emitido a ele um novo e diferente I20. Manter todos eles guardados e prontos para uso é imprescindível

Carteira de motorista

Muitos brasileiros não sabem, mas a carteira de motorista brasileira é válida, por um certo período de tempo, para dirigir um carro nos EUA. O correto é que todos estudantes internacionais tirem a carteira americana assim que tiverem a oportunidade, mas a carteira brasileira é muito importante para “salvar” os primeiros meses do estudante recém-chegado do Brasil.

Outro benefício é que na hora de tirar a carteira americana, processo bem rápido e barato se comparado ao que acontece em solo brasileiro, o jovem será perguntado se possui já uma carteira de motorista válida de seu país de origem. Se a resposta for sim, isso cortará boas partes do processo de retirada da carteira americana, como, em alguns estados, testes teóricos e psicológicos.

Escute o segundo NextCast, o podcast da Next Level Sports

Neste episódio, os próprios estudantes-atletas deram os depoimentos e trataram de um tema que interessa muito a todos os jovens que estão em preparação para estudar e jogar nos Estados Unidos, o embarque.  Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Nome do grupo: Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.