Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

13 de janeiro de 2017

Transferências entre faculdades: como fazê-las

Dicas importantes de como entrar em contato com outras faculdades, causando uma boa impressão que gerará uma consequente ótima oferta de bolsa.


Na segunda parte da série sobre o processo de transferências entre universidades nos EUA, daremos algumas dicas sobre como proceder após tomar a importante decisão de mudar os rumos da carreira no esporte universitário americano.

Confira abaixo dicas importantes de como entrar em contato com outras faculdades, causando uma boa impressão que gerará uma consequente ótima oferta de bolsa.

15541200_1466391330045948_1869956925489081211_n

A carta de liberação

A carta de liberação (release letter) é um registro de comum acordo entre o atleta e o seu treinador atestando que o primeiro estará livre para procurar uma nova universidade para jogar no próximo ano. É o primeiro passo a ser adotado por aquele atleta que deseja se transferir, visto que há uma regra que diz que nenhum treinador de outra universidade pode sequer conversar com o atleta sem antes ele ter em mãos essa carta.

O atleta que esteja a procura de uma mudança deve abordar o seu treinador, explicar os motivos de estar insatisfeito e querer sair e pedir então para que o treinador forneça a carta de liberação. É um processo super rápido, feito na mesma hora na maioria dos casos. A partir dali fica a cargo do atleta o contato com outras faculdades e comissões técnicas, e em muitos casos o próprio treinador, com muito boa vontade, ajuda os seus atletas a encontrar algo.

Forma de Contatos

A forma mais simples e recorrente de contato é via e-mail. O atleta que busca a transferência deve criar uma mensagem padrão como se fosse o seu portfólio profissional, se apresentando da forma devida, listando toda sua experiência, estatísticas, conquistas e recente desempenhos. Essa mensagem deverá ser enviada aos diversos coaches de universidades para onde o atleta tem o interesse de se transferir. Não há problema algum em contactar dezenas de coaches ao mesmo tempo.

Tudo é business, negociação, e o atleta muitas vezes se encontrará em uma situação bem favorável com diversas boas propostas em mãos, que serão analisadas pelo mesmo e sua família, gerando uma decisão final por uma delas. O fator mais importante dessas mensagens em um primeiro contato, porém, não é o que estará escrito. O vídeo anexo com os melhores lances da última temporada ou da carreira em geral é o que fará os técnicos abrirem os olhos para essa possibilidade. Sem um bom vídeo, é praticamente impossível de outros treinadores demonstrarem interesse no atleta. Outra forma comum de contato é o próprio treinador do atleta fazer ligações e recomendações para treinadores amigos e colegas de profissão. Nos EUA é muito difícil de se ver profissionais prejudicando os atletas. Pelo contrário, fazem de tudo para ajudar, mesmo que isso signifique perder um bom atleta para outra equipe.

Quando se transferir

Existem basicamente duas datas para um atleta se transferir de uma universidade para outra, que são no início de cada semestre. O Fall, semestre de início de ano letivo, geralmente na segunda metade de agosto, e o Spring, semestre de primavera após o ano novo, no início do mês de janeiro. As datas da apresentação dos estudantes-atletas, porém, se dá sempre antes de um aluno comum devido aos compromissos com a equipe.

O treinador da faculdade do próximo destino se certificará de passar direitinho ao atleta as datas limites para sua chegada. A temporada do futebol é jogada no semestre do Fall, em agosto, porém muitos treinadores preferem que os atletas interessados, se possível, se transfiram logo em janeiro para ter um semestres de treinos e adaptações ao local, clima, time e companheiros.

Aqui vai uma boa dica da Next Academyl: quase sempre o número de bolsas de estudos boas, com altas porcentagens, muitas vezes chegando a 100%, são dadas antes da temporada do Fall. Isso porque a data comum de graduação (quando o aluno não precisa de um semestre extra para se graduar) é em maio, fechando sempre um ciclo de 8 semestres em 4 anos redondos.
Aquele atleta com dificuldades financeiras e que depende de uma vantajosa bolsa de estudos fará uma decisão mais esperta ao planejar essa mudança para o mês de agosto. Lembrando sempre que o aluno interessado deve entrar em contato com os treinadores com bastante antecedência, cerca de 6 meses antes. Além desse processo ser um processo bem demorado, na maioria dos casos o treinador já fechou o ciclo de contatos e ofertas para a próxima temporada meses antes do início da mesma. O atleta que demorar muito receberá como resposta aos seus e-mails um muito comum “me desculpe, mas já esgotamos as cotas de bolsa para o próximo ano.”

O interessado corre atrás, com antecedência, responsabilidade e certeza daquilo que se quer.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.