Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

22 de agosto de 2016

Saiba como funciona cada semestre nas faculdades dos EUA

Confira abaixo um resumo explicativo feito pela Next Level para que os jovens brasileiros aspirantes a uma posição em uma das faculdades nos EUA não cometam erros na hora do embarque.


Mês de agosto, início do ano letivo nas faculdades dos EUA e momento em que é visto, cada vez mais, jovens atletas brasileiros embarcando rumo ao sonho de jogar e estudar nos EUA . Muitos desses jovens, porém, não conhecem muito bem como funciona o sistema de datas dos períodos letivos na terra do Tio Sam e ficam, por vezes, confusos. Isso deve-se principalmente pelo fato de funcionar de uma forma completamente diferente do Brasil.

faculdades dos EUA - semestre
O período letivo em uma universidade americana é diferente do início do semestre no Brasil. Quer saber como funciona nos EUA? Confira agora na matéria. (Reprodução: www.colleges.startclass.com/).

INÍCIO E FIM DOS SEMESTRES

As datas dos inícios dos semestres nas faculdades dos EUA são bem diferentes do Brasil. Enquanto no nosso país o ano letivo começa oficialmente no início do ano, entre fevereiro e março, nos EUA é o mês de agosto que marca o início oficial das atividades de um ano corrido. Esse ano letivo é dividido em dois semestres. O primeiro, iniciado em agosto, normalmente termina na metade do mês de dezembro. As aulas retornam no segundo semestre, sempre no meio do mês de janeiro, e vão até o início do mês de maio.

Essa inversão de datas em relação ao Brasil deve se principalmente às estações do ano, que são invertidas nos hemisférios sul e norte. As férias de verão sempre precedem o início das aulas. No Brasil, temos o verão entre dezembro e fevereiro, enquanto nos EUA o verão ocorre nos meses de junho, julho e agosto.

FÉRIAS

As férias nas universidades americanas também ocorrem de maneira inversa do que se vê no Brasil. O período mais longo de descanso, no verão, se dá entre maio e agosto, e não no fim do ano. Geralmente duram por aproximadamente 3 meses, podendo até se prolongar um pouco mais que isso. Já no fim do ano, as férias se equivalem às férias de julho no Brasil. Período mais curtos, de duas semanas até um mês de tempo de descanso.

Uma curiosidade é que os alunos em uma universidade americana podem estudar durante as férias de verão, se assim desejarem. As aulas de verão, ou summer classes, são aulas online e presenciais que as faculdades oferecem para aqueles que desejam acelerar o processo de graduação ou até mesmo recuperar o tempo perdido por atraso em matérias. O aluno se inscreve e paga por aula separadamente durante os meses de férias, usando assim um tempo em que podia estar à toa, curtindo, para poder adiantar os seus estudos para o próximo semestre.

faculdades dos EUA - semestre
Nos Estados Unidos, por conta das temporadas, o atleta pode estender seu período na faculdade. É um preço que ele paga, mas vale muito a pena.

ATLETAS

Os estudantes-atletas possuem um calendário diferente dos demais alunos em uma faculdade nos EUA. No início do ano letivo, em agosto, os atletas que irão competir na temporada de outono (agosto a dezembro) são solicitados a se apresentarem semanas antes do início das aulas. Isso porque existe, como em clubes profissionais, o período de pré-temporada, aonde os estudantes-atletas ficam apenas treinando, geralmente em regime integral, até o início das competições. Lembrando que atletas de esportes que competem na temporada de primavera (janeiro maio) não passam por essa pré-temporada no início do ano letivo.

Outro fator importante é que no final do semestre, atletas de equipes que se classificam para o torneio nacional podem ter os seus semestres estendidos devido às fases finais das competições. Na temporada da primavera, por exemplo, as aulas acabam normalmente na primeira semana de maio, e muitas finais são disputadas somente no início do mês de junho. É um preço que o estudante-atleta paga, mas que vale muito a pena.

Escute o segundo NextCast, o podcast da Next Level Sports

Neste episódio, os próprios estudantes-atletas deram os depoimentos e trataram de um tema que interessa muito a todos os jovens que estão em preparação para estudar e jogar nos Estados Unidos, o embarque.  Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Nome do grupo: Brasileiros jogando nos EUA – Next)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.