Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

28 de outubro de 2012

Entrevista exclusiva com Monique Albuquerque, atleta de Tênis da Next Level Sports que está jogando a liga universitária pela University of Miami


Monique Albuquerque

NLS: Monique, você estava entre as melhores brasileiras no ranking da WTA quando decidiu vir estudar e jogar o Tênis Univeristário nos EUA. Por que decidiu abandonar o tênis “profissional” para jogar em uma universidade nos EUA?

– Na realidade, eu estava na dúvida entre parar de jogar tenis ou vir para os EUA para estudar. Fiquei um mês sem jogar pensando no que eu iria fazer, e cheguei a conclusão de que não iria deixar essa oportunidade passar. É muito difícil conseguir se destacar no circuito profissional, e eu não tinha a estrutura e dinheiro que precisava. Depois desse um mês refletindo sobre o que eu faria do meu futuro, cheguei a conclusão de que a melhor opção seria usar o tênis que eu me dediquei tanto durante anos para me dar um retorno. Vir para cá estudar em uma universidade bem estruturada não tem preço. A experiência é única.

Na realidade, eu acho que o nível do circuito universitário nos EUA é mais forte do que os torneios profissionais no Brasil.”

– Monique Albuquerque

NLS: Como uma tenista de bastante expressão, houveram muitas universidades interessadas em recruta-la e diversas ofertas. Por que escolheu a University of Miami?

– Acho que o local e clima foram as coisas que mais pesaram, além de ter um bom programa de tênis. Antes de vir para cá eu ainda estava um pouco insegura sobre o que eu iria encontrar por aqui, mas sabia que Miami seria o lugar mais semelhante ao Brasil e que seria mais fácil me adaptar. O clima também ajuda muito, pois aqui não faz muito frio e é bem agradavel durante o ano todo.

NLS: Quando conversamos há uns dias atrás você disse que estava jogando um torneio profissional em Gainesville, FL. Mesmo jogando em universidade você ainda pode disputar torneios profissionais?

– Sim, mesmo estando na universidade a gente pode jogar torneios profissionais. Durante a nossa temporada fica muito difícil porque a gente tem muitos jogos. Mas no semestre a seguir a durante as férias de verão os jogadores podem aproveitar e jogar estes torneios. Os torneios são cheios de garotas que jogam por faculdades.

University of Miami, Flórida

NLS: Como são os treinamentos na University of Miami? Quantas horas vocês treinam por dia/semana em média?

– Os treinamentos são bem duros. Treinamos 6 vezes por semana, sempre pela manhã. Três dias nós fazemos uma hora e meia de musculação e corrida e 2 horas e meia de quadra. Nos outros três dias, nós fazemos 40 minutos de agilidade na quadra e depois treinamos duas horas e meia de tênis. Os treinamentos são bem intensos.

NLS: Como você compararia o circuito de tênis feminino no Brasil com o circuito universitário americano?

– Na realidade, eu acho que o nível do circuito universitário é mais forte do que os torneios profissionais no Brasil. É claro que no Brasil temos umas 5, 6 jogadoras que de repente se destacam mais e estão num nível mais alto, mas se compararmos com as 20 melhores jogadoras do circuito universitário, elas não deixam nada a desejar. Podem jogar no mesmo nível, para melhor. Além disso, acho que de uma maneira geral o nível daqui é bem forte.

NLS: Como mencionamos acima, antes de vir para os EUA você teve um êxito no circuito WTA, chegando a ficar entre as melhores Brasileiras e Top 500 do mundo. Você pretende seguir a carreira no Tênis profissional depois que se formar na faculdade? Quais são seus planos para o futuro?

– Na realidade eu acredito que depois que eu me formar eu não vou seguir tentanto jogar tenis profissionalmente. Na minha cabeça, eu quero voltar para o Brasil e começar minha carreira profissional. Mas lógico que enquanto eu estiver aqui, ainda vou dar meu máximo e tentar atingir resultados bons por aqui. Meus treinadores me dão todo o suporte e realmente acreditam que posso conseguir obter resultados significantes dentro do circuito universitário.

Vir para os EUA para estudar e jogar algum esporte não tem preço. É uma oportunidade única! Para todos que tem essa vontade, se informem com a Next Level sobre as possibilidades”.

– Monique Albuquerque

NLS: Sabemos que a rotina de um estudante-atleta nos EUA não é fácil. Conte como é conciliar os estudos com o esporte e como é o seu dia-a-dia na universidade?

– Com certeza não é fácil, ainda mais que nossa equipe de tênis é boa e nos últimos anos tem se mantido entre as top 10 universidades do país. Os nossos treinadores são bastante exigentes pois querem manter o alto nível e se manter entre as universidades de elite. Além disso, como pra mim os estudos são tão importante quanto o tênis, eu dedico grande parte do meu tempo a parte acadêmica. É uma dura rotina dividia entre treinos, aulas e estudos. Mas vale a pena!

Nós treinamos na parte da manhã, acabamos mais ou menos meio dia, tomamos banho e vamos almoçar. A partir daí, cada um tem seus horários de aula. No meu caso, esse semestre escolhi minhas aulas de segunda a quinta feira, deixando sexta livre para poder descansar na parte da tarde.

Monique Albuquerque

NLS: Além do desempenho dentro das quadras é preciso se dedicar bastante aos estudos, até mesmo para obter notas suficientes para jogar. Como é a demanda acadêmica do seu curso? Quais as matérias que você achou mais difíceis até agora?

– Eu estou cursando Economia na Business School. Como eu transferi do Brasil para cá, academicamente falando eu estou no primeiro semestre do meu Junior Year. Então, as aulas que eu estou tendo já são de um nível mais avançado. Eu tenho que estudar bastante, mas principalmente por causa do inglês. Muitas vezes eu sei o assunto, mas tenho que estudar a matéria para saber o vocabulário em inglês e saber me expressar nas provas e trabalhos. Acredito que as cadeiras mais dificeis que eu tive até agora foram Cálculo e Estatística 2.

NLS: Em uma cidade como Miami não falta diversão e coisas para fazer. O que você faz nas horas vagas para se divertir, distrair? Fica bastante na universidade ou explora a cidade e região também?

– Eu fico bastante na universidade. Quando tenho tempo livre, gosto de ficar no meu quarto, descansar, ver tv, falar com minha família e meu namorado. Ás vezes utilizo a estrutura da faculdade, como piscina e jacuzzi por exemplo. Mas aqui em volta da universidade também temos algumas alternativas de lazer. A universidade disponibiliza transporte para um Shopping que tem aqui perto. Além disso, na frente da minha faculdade tem uma estação de metro, que possibilita a ida para downtown, outros shoppings, mercados e etc. 

NLS: Qual foi a reação da sua família quando você disse que queria mudar de país para estudar e jogar tênis?

– Minha família inteira me apoiou. Não tem uma pessoa que eu possa dizer que se posicionou contra a minha decisão. Todos me deram todo o suporte para que eu realizasse essa minha vontade.

NLS: Deixe aquele recado/conselho para o pessoal que sonha em jogar em uma liga universitária norte-americana.

– Vir para os EUA para estudar e jogar algum esporte não tem preço. É uma oportunidade única! Para todos que tem essa vontade, se informem com a NLS sobre as possibilidades. Aqui existem universidades de todos os níveis esportivos, dando chance a praticamente todo mundo de ter essa experiencia. Tudo é muito bem estruturado, e para os americanos o esporte é muito importante. Eles dão todo o apoio necessário. Cada dia eu tenho mais certeza de que fiz a decisão correta de vir para cá.

Para mais informações sobre a Next Level Sports, bolsas de estudos e a vida dos atletas nos Estados Unidos, curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/NextLevelSportsBR

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.