Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

14 de setembro de 2016

Double Major: formação em duas graduações nos EUA

Conheça a opção de fazer "Double Major" (dupla graduação), e se formar com dois diplomas em dois cursos diferentes. Veja como funciona o processo, que dura o tempo normal de um curso.


Dentre todas as grandes oportunidades que são oferecidas aos estudantes-atletas que embarcam cada vez mais para jogar e estudar nos Estados Unidos, uma vem chamando bastante atenção recentemente dos atletas: é o “Double Major”.

O Double Major (ou dupla graduação) é uma opção que todo estudante em uma universidade americana pode exercer de, ao invés de se graduar em apenas um curso, fazê-lo em dois, e ter em seu currículo dois diplomas e graduações em dois cursos diferentes, tendo estudado apenas o período de tempo de um curso.

Double Major
Aprenda como você pode realizar o Double Major (dupla graduação) nos EUA e saia com dois diplomas americanos! (Reprodução: Graduação 1 – www.flexhighschool.com.br).

Com funciona?

O grande segredo da dupla graduação nas universidades americanas está nos pré-requisitos de cada curso e nas matérias eletivas. Matérias eletivas, assim como funciona no Brasil, são classes que tecnicamente não fazem parte do plano de graduação do seu curso, mas que o estudante precisa tê-las em um certo número de horas e/ou aulas.

Para se formar em jornalismo, por exemplo, o estudante precisará pegar  todas as aulas do ciclo básico universitário (matemática, inglês, biologia, geografia, etc), mais uma certa carga horária de aulas específicas do seu curso (no caso do jornalismo, por exemplo, composição de texto, introdução à comunicação, éticas de mída, etc), e mais as matérias eletivas, em um determinado número definido pelo curso.

E é aí que entra o segredo da dupla graduação: ao invés de pegar matérias eletivas aleatórias, a seu próprio gosto, como fazem a maioria dos alunos, o atleta que desejar ter uma dupla graduação pode escolher pegar matérias específicas de um outro curso.

Voltando ao jornalismo como exemplo; o atleta pega as matérias básicas necessárias, as específicas do jornalismo, e específicas de um outro curso (história, por exemplo) no lugar das eletivas.  Sendo assim, o atleta se formará em um “Double Major”.

No seu currículo constará “graduado em bacharel de jornalismo pela New York University, e graduado em licenciatura em História pela New York University” como dois cursos completamente diferentes, e dois diplomas!

Double Major
O estudante-atleta pode estudar pelo mesmo tempo de uma graduação comum, mas ter dois diplomas em cursos diferentes. (Reprodução: www.mitadmissions.org/).

Como fazer e quando decidir sobre o Double Major?

O atleta que deseja exercer a opção da dupla graduação deve tomar essa decisão logo nos primeiros semestres de faculdade, e procurar o seu “advisor” (conselheiro estudantil), que o explicará e o guiará por todo o processo de dupla graduação, inclusive o registrando para as aulas necessárias.

Por vezes, a dupla graduação pode demandar mais aulas, tempo de estudos e mais dedicação do atleta, mas com certeza é algo que lá na frente, depois dos 4 anos de curso, vai ter valido muito, muito a pena.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.