Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

5 de junho de 2018

Desenvolva habilidades mentais que irão ajudá-lo na hora de uma partida.


Next Academy
por
Vinnícius Moreira
Ter o controle de sua mente pode ajudá-lo a vencer uma partida.
Ter o controle de sua mente é fundamental para que você alcance a vitória.

A cena pode ser corriqueira: final de jogo e a bola na linha do pênalti. O goleiro adversário está te encarando e o gol parece diminuir de tamanho diante de tal situação. Todos os seus companheiros depositando expectativas e esperanças quanto ao seu bom desempenho naquele momento. Tudo o que você precisa fazer é chutar a bola no lado certo, tirando do alcance do goleiro, certo? Parece simples, mas nessas horas é preciso mais do que habilidades técnicas para conseguir o êxito. É preciso controlar a sua mente, ou seja, ter habilidades mentais que o ajudem a superar esse desafio.

A maioria dos requisitos básicos para a prática esportiva – vontade, técnica e preparação – estão relacionadas ao aspecto físico. Seu corpo precisa estar apto para executar aquelas ações., no entanto a sua mente deve estar em perfeita sincronia com a sua condição física, pois é ela que irá coordenar as suas ações e movimento. Na hora de executar um chute ou realizar uma defesa, os seus pés e as suas mãos, respectivamente, estarão respondendo à sua cabeça. Diante desse cenário, listamos abaixo alguns passos importantes que irão ajudá-lo a controlar a sua mente na hora de uma partida:

Foco

Mantenha sempre o foco e esteja atento às suas ações. A sua atenção é seletiva, portanto ela deve estar direcionada ao seu empenho imediato. Assimilar o que você deve fazer naquela hora e naquele momento é fundamental para a mente instruir o corpo de maneira correta.

Ativação  

O apoio interno que você mesmo produz tem um nome: ativação. Ela é a motivação que vem dentro de ti. Ela o faz lembrar de sua força e capacidade de executar os desafios. Lembre-se sempre de que você é capaz, direcionando a sua mente até mesmo para frases e, porque não, músicas que o incentivem e sirvam como ignição para o seu bom desempenho.

Relaxamento

Você já se perguntou o porquê da maioria dos atletas darem aquela respirada profunda antes de executar um movimento decisivo? Isso se chama ‘sintonia de relaxamento’, e é extremamente para que você, como atleta, controle a sua tensão e consiga realizar a sua ação de maneira correta. O estresse é um adversário muito perigoso, portanto, controlá-lo é fundamental!

Acredite na sua equipe

Saber que não está sozinho é muito importante. Focalize positivamente, não apenas em você, mas em todos que o cercam. A noção de coletividade é fundamental para seu pensamento e para o trabalho em um time.

Atitude positiva

Ser positivo é uma escolha. Mentalizar coisas boas é se pautar pelo progresso, é preferir andar para frente. E não se trata apenas de um sentimento interno, pois você pode espalhar e concentrar isso em todo o seu time.

Controle de ansiedade

A ansiedade é um sentimento comum, quase inevitável. Mas ela pode, inclusive, gerar uma “pilha” boa, desde que seja controlada ou atue em conjunto com outras habilidades mentais como o foco, a força de vontade e a dedicação em tentar fazer o seu melhor em cada jogada.

Assim como é necessário treinar as suas capacidades físicas e técnicas, correr da forma certa sem se cansar demais, aprender a usar o corpo para se defender de um adversário, é necessário também afiar suas habilidades mentais. A busca por um controle completo é essencial para ter um ótimo desempenho em campo!

 

 

 

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.