Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

7 de dezembro de 2016

Conheça os prêmios individuais do futebol universitário americano

All-Conference e All-American: Os maiores prêmios individuais do futebol universitário americano


Matheus Montes - Judson University - Atleta enviado pela Next Academy de São Paulo e hoje joga e estuda nos Estados Unidos
Matheus Montes – Judson University – Atleta enviado pela Next Academy de São Paulo e hoje joga e estuda nos Estados Unidos

Os prêmios do futebol universitário americano: A receita do sucesso dos esportes nos EUA passa muito pelo justo reconhecimento de seus atletas, e pela forma como o sistema funciona de não deixar um dedicado e qualificado atleta estagnado, sempre  subindo os degraus de uma escada imaginária após um ano de bons resultados e conquistas. Essa processo de imediatas recompensas, que impreterivelmente gera sempre inúmeras oportunidades ao atleta, tem enorme e direta consequência dos bem elaborados sistemas de premiações individuais dos colleges americanos. Confira abaixo como funcionam esses sistemas:

ALL-CONFERENCE

Como a maioria das pessoas já sabem, as faculdades norte-americanas são divididas por conferências, aonde as equipes esportivas jogam entre si durante a primeira metade da temporada. Eventualmente há uma final e a consagração de apenas uma faculdade campeã. No futebol, essa faculdade se junta à outras 31 espalhadas ao redor do país para jogar o torneio nacional, geralmente com início no fim do mês de novembro. Antes do início do torneio nacional, no entanto, acontece as premiações dos melhores jogadores de cada conferência. Dentre os principais prêmios estão o Melhor Jogador Ofensivo, Melhor Jogador Defensivo, O Novato Do Ano, e a Seleção Dos Onze Melhores da conferência. Esses prêmios são entregues antes dos playoffs das conferências, portanto o que conta é a temporada regular. Um jogador pode ser eleito o melhor jogador da conferência e perder logo após nos playoffs, ficando de fora do torneio nacional.

Next Academy no Rio de Janeiro
Next Academy no Rio de Janeiro

ALL-AMERICAN

Os prêmios de All-American funcionam praticamente da mesma forma, só que em nível nacional e após o término da temporada por completo. Os atletas selecionados para concorrer ao prêmio de All-American geralmente têm que ter sido selecionado All-Conference dentro de suas conferências, e também precisam marcar presença no torneio nacional. São selecionadas sempre 3 equipes de onze jogadores All-Americans, fazendo com que 33 atletas sejam premiados no fim do ano. Os prêmios de melhores jogadores quase sempre são dados aos atletas dos times campeões nacionais, mas não é uma regra, e já aconteceu diferente em algumas ocasiões.

 

ESTATÍSTICAS

Sergio Bortolon - Judson University
Sergio Bortolon – Judson University

As premiações do campeonato de futebol do college americano estão sempre atreladas às estatísticas individuais dos jogadores. Obviamente não há como os treinadores, que são os encarregados de votarem nos atletas, assistirem a todos os jogos de todas as universidades. Na hora de votar, o que eles fazem é mesclar um certo conhecimento que têm de cada equipe com as estatísticas apresentadas nas listas nos sites das Ligas. Quase sempre os líderes nas tabelas de estatísticas, como artilharia, mais assistências e goleiros com mais defesas e menos gols tomados, são os selecionados para as premiações. Esse sistema é um pouco injusto com os jogadores que atuam no sistema defensivo. Zagueiros com uma temporada espetacular, mas que não fazem gols, dificilmente são selecionados como os melhores do campeonato. Algo inusitado também que pode acontecer é meio-campos defensivos, ou volantes, serem selecionados como melhores jogadores ofensivos, por terem anotado uma boa porção de gols, o que não muda o estilo e o foco de sua posição. A premiação do campeonato nacional, que é sempre jogado em uma só localidade neutra, costuma ser um pouco mais justa. Todos os técnicos das equipes finalistas se encontram no mesmo local durante a mesma semana, e têm a chance de assistirem a praticamente todos os jogos disputados. Os selecionados melhores do torneio contam com um julgamento a olho nu por parte dos comandantes.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.