Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

31 de julho de 2018

Conheça as Ligas e Divisões do esporte universitário americano


Next Academy
por
Vinnícius Moreira
Partida válida pela NCAA entre a USF x Gonzaga University.
Partida entre a USF x Gonzaga University, válida pela NCAA.

As ligas dos esportes universitários dos Estados Unidos são alvo de desejo de diversos jovens pelo mundo, nas mais diferentes modalidades. Mais organizadas e com estrutura melhor que diversas competições do planeta, inclusive profissionais, essas ligas podem te dar a chance de competir em altíssimo nível, com segurança e tecnologia de ponta, ao mesmo tempo em que se gradua com um diploma de nível superior. Como se não bastasse, elas ainda são porta de entrada para as ligas profissionais do país nos mais diversos esportes, entre elas a MLS, a liga profissional de futebol do país. No entanto, cada uma tem suas características, demandas e exigências.

Conheça-as melhor e descubra em qual delas você mais se encaixa:

NCAA (National Collegiate Athletic Association)

Considerada a principal liga universitária americana, diversos dos melhores atletas do país passaram por lá. A National Collegiate Athletic Association  possui três divisões, mas isso não quer dizer que uma é melhor que a outra. Na verdade, essa separação é mais estrutural. Para fazer parte da 1ª divisão, a universidade precisa oferecer bolsas para atletas em, no mínimo, 14 esportes. Já na 2ª, o mesmo vale para 10 modalidades; e na 3ª, é necessário estar em competição em no mínimo 10 esportes, mas sem a obrigatoriedade de oferecer bolsa em todos. No entanto, é muito comum que os times de divisões diferentes joguem entre si. Para estar em uma universidade NCAA, o atleta precisa ter um bom aproveitamento acadêmico e demonstrar um talento diferenciado para o treinador da instituição em que deseja fazer parte!

NAIA (National Association of Intercollegiate Athletics)

A segunda liga mais popular dos EUA, a NAIA, foi criada por dissidentes da NCAA que discordavam das imposições de número mínimo de esportes, exigências de bolsas, entre outros. No entanto, rapidamente ela se popularizou e, hoje, recebe atletas de alto nível de todo o planeta. Sua filiação é menos burocrática e até universidades do Canadá fazem parte dela. Não é raro também que os times da NAIA acabem se cruzando com os da NCAA, o que demonstra que já existe certo equilíbrio entre o nível das duas ligas. No entanto, entrar para a NAIA é menos complexo, embora também seja necessário ter bastante qualidade, principalmente no futebol.

NJCAA (National Junior College Athletic Association)

14611059_1385899741422795_5520004353378902298_nCamdem County College, NJCAA.

Essa liga é formada pelas Junior Colleges, também chamadas de JUCO. São cursos universitários de dois anos apenas, bem comuns nos Estados Unidos. O aluno cursa esse período e depois segue para uma universidade maior para completar os dois anos remanescentes de sua formação, ou seja, ela acaba servindo de ponte para uma liga maior e para instituições mais tradicionais. Todavia, vale lembrar que a liga da JUCO também é composta por atletas de bom nível e é comum existirem jogos contra os times de NCAA e NAIA.

Essas são as principais ligas universitárias existentes nos Estados Unidos. Com diversos filiados e muita atenção da mídia nacional. A oportunidade que você buscava tanto para ter um diploma de uma universidade americana, bem como seguir a carreira profissional como atleta, estão nelas.

Qual dessas ligas você acha que mais combina com o seu perfil atual? Aonde quer chegar como atleta e estudante nos EUA? Deixe o seu comentário:

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.