Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

19 de janeiro de 2016

Conheça a liga de desenvolvimento do futebol dos EUA

A PDL é a liga de desenvolvimento do futebol dos Estados Unidos. É uma liga semi-profissional, que funciona como forma de evolução para os jogadores universitários que têm o objetivo de ingressar nas ligas profissionais.



O futebol dos Estados Unidos conta com as ligas profissionais, a MLS a NASL e a USL, as ligas universitárias, sendo as principais a NAIA e a NCAA, e também tem a liga de desenvolvimento, a PDL (Premier Development League).

visao_900x600-2

O que é a PDL?

A PDL, como o nome já diz, nada mais é do que a liga de desenvolvimento do futebol dos Estados Unidos. É uma liga semi-profissional, que funciona como forma de evolução para os jogadores universitários que têm o objetivo de ingressar nas ligas profissionais. Serve também para avaliar os estudantes-atletas em um ambiente mais profissional, jogando por um clube, e não apenas pela sua faculdade.

A liga conta com 65 times, que competem em 4 conferências, divididas em 10 divisões regionais.
A temporada vai do início de Maio até o início de Agosto (verão americano), que é quando todos os atletas-estudantes estão de férias por 3 meses da faculdade. E, ao invés de voltarem pra casa ou aproveitarem as férias pra curtir, esses atletas com o objetivo de jogar profissional aceitam propostas de times da PDL pra jogar no verão.

A mais importante característica da PDL é que a liga é considerada a principal porta de entrada de estudantes-atletas para o Draft da MLS. Pra se ter uma ideia do quão importante é jogar na liga de desenvolvimento antes de ir pros profissionais, no mais recente Draft da MLS, 7 das 10 primeiras escolhas de jogadores jogaram a PDL. No total, 58 estudantes-atletas draftados também jogaram em times da PDL. Jogadores da NAIA que são draftados também passam todos pela PDL, antes de assinar um contrato profissional.

Muitos treinadores, agentes e olheiros quando procuram saber de um estudante-atleta pra assinar um contrato profissional, uma das primeiras perguntas que fazem é qual time da PDL o atleta jogou. E a justificativa de ser tão importante é que o atleta jogando na liga universitária, mesmo ele se destacando, ele está jogando numa liga que conta com muitos outros apenas ‘estudantes’, que só estão jogando o universitário, mas que não têm nenhuma ambição de sair pro profissional. Já na Liga de Desenvolvimento, o ambiente é mais “profissional”, de clubes, e que contam exclusivamente com atletas profissionais, semi-profissionais, ou que estão buscando o sonho de ingressar numa das principais ligas profissionais.

Como jogar a PDL?

Muitos dos estudantes-atletas que se destacarem na temporada universitária terão diversas propostas de times do país inteiro para jogarem a PDL. Mas, aqueles que não forem contactados por nenhum time, também podem jogar a liga durante o verão. O processo é simples e basicamente igual ao processo realizado para jogar o futebol universitário. Entrar em contato com os treinadores dos times. Mandar e-mails com o resumo de sua carreira universitária, bem como seus vídeos, prêmios e estatísticas. Tudo conta.

A PDL paga aos seus jogadores?

Os atletas que jogam a PDL, por serem, em sua grande maioria, universitários e que recebem bolsas esportivas, não podem receber um salário. Mas, geralmente, os clubes pagam todo o custo de vida do atleta pelos 3 meses da competição: Moradia, alimentação, e até passagens de avião, no caso dos times mais bem estruturados.

A melhor dica na hora de procurar um time da PDL para jogar durante o verão é procurar pelos times que sempre fazem as melhores campanhas, que chegam às finais e estão sempre brigando por título. Esses são os times que bancam tudo, têm as melhores estruturas, e que mandam mais jogadores pras ligas profissionais todos os anos. Michigan Bucks, Laredo Heat, Ocala Stampede, K-W United, Kitsap Pumas, Jersey Express são alguns exemplos de bons times da PDL com uma estrutura muito boa.

E, em relação aos times, outra característica da PDL muito importante é que a liga conta com diversas equipes sub23 dos times da MLS:

Seattle Sounders sub-23, Portland Timbers sub-23, Chicago Fire sub-23, Orlando City sub-23, New York Red Bulls Sub-23, D.C. United Sub-23 são todos times da Major League Soccer que têm suas equipes sub-23 disputando a PDL, para dar experiência e visibilidade a seus jogadores.

A liga é muito bem organizada, os jogos são, em sua grande maioria, transmitidos, e quando se trata do futebol profissional dos EUA, todos treinadores e agentes falam a mesma coisa: ‘Se você quer ser draftado e jogar numa liga profissional, você tem que jogar a PDL.’

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.