Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

12 de janeiro de 2017

4 dicas para melhorar o desempenho dentro das salas de aula

Confira as 4 dicas de como jogar as notas lá pra cima e melhorar consistentemente o desempenho nos estudos.


Ser atleta universitário significa ser bom em gerenciar o tempo e as diversas obrigações e atividades.
Muitas vezes os estudantes-atletas estão tendo uma temporada excepcional de sucesso dentro dos gramados, mas ao mesmo tempo passam por dificuldades dentro das salas de aula. Confira abaixo 4 dicas de como jogar as notas lá pra cima e melhorar consistentemente o desempenho nos estudos.

Untitled-1

Bom relacionamento com os professores

Nas universidades americanas os professores trabalham com muito poder e autonomia pessoal sobre as suas aulas. Vai de cada professor a boa vontade de ajudar os alunos dedicados e esforçados. Eles sabem também que não é fácil ser um estudante-atleta, e estar constantemente “preso” aos compromissos da equipe durante a temporada escolar.

O estudante-atleta não pode se dar ao luxo de ser aquele aluno distante, que não se envolve muito com a classe e consequentemente com os professores. A melhor forma de assegurar um apoio constante e possível ajuda no fim do período por parte dos professores é ter uma ótima relação com os mesmos, sempre que possível marcando reuniões para conversas sobre a matéria, falando sobre as dificuldades que se está encontrando, e não tendo vergonha alguma de pedir ajuda. Os professores sempre acabam dando uma “mãozinha” a esse tipo de estudante-atleta por saberem das suas dificuldades, mas de nada adianta se eles não souberem nem mesmo o nome e que esporte o aluno joga.

Créditos extra

Os créditos extras são uma grande e conhecida ferramenta presente em praticamente todas as universidades americanas. Nos EUA, crédito extra é coisa séria! E eles podem ser obtidos de diversas formas. Desde o cumprimento de alguma atividade dentro da sala de aula até a presença do aluno em eventos externos como a ida a museus, shows e até mesmo eventos esportivos dentro da faculdade. Os professores estarão sempre dando chances aos alunos de conseguirem bons pontos em forma crédito extra durante o semestre. Cabe aos alunos estarem atentos e focados para não perderem a chance de aumentar suas notas, principalmente nas matérias em que estão com mais dificuldade.

Grupos de Estudo

É comum ver alunos, principalmente os atletas, que perdem muitas aulas devido aos compromissos esportivos, se reunindo e formando grupos de estudos fora dos horários de aulas para poderem colocar a matéria em dia. Nesses grupos geralmente é sempre bom ter um colega de classe que não seja atleta, e esteja “em dia” com tudo que é passado dentro da sala de aula, pois este ajudará na explicação da matéria aos atletas “faltosos”. Grupos de estudos são excelentes para se reunir e estudar antes das provas. Um ajudando ao outro faz com que todos se saiam bem-sucedidos, ao invés de cada um por si.

Os tutores

Praticamente todas universidades americanas possuem grupos de tutores assinalados para cada uma das matérias oferecidas a cada semestre. Os tutores são pessoas indicadas pelos próprios professores e geralmente possuem uma sala onde os estudantes podem marcar horários para irem tirar dúvidas e pedirem explicações sobre a matéria em geral ou algo específico que estão com uma maior dificuldade. Os tutores também têm o costume de se reunir com um grupo de alunos um ou dois dias antes das provas para fazer uma “aula resumo” com o conteúdo que cairá na prova. O sistema das faculdades americanas ajuda e muito os alunos interessados e dedicados, e esse dificilmente passam perrengue, mesmo com a vida tão atribulada de atleta e estudante ao mesmo tempo.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.